iPad: como usar o multitarefa, Slide Over e Picture in Picture no iOS 9

3 min de leitura
Imagem de: iPad: como usar o multitarefa, Slide Over e Picture in Picture no iOS 9

O iOS 9 chegou aos aparelhos da Apple, já sabemos. E não apenas uma interface nova à assistente pessoal Siri ou preferências avançadas de segurança foram adicionadas à mais recente versão do SO: iPads Air e iPads mini (a partir da segunda geração) foram agraciados com recursos que prometem melhorias de funcionalidades.

Agora, são destaques as ferramentas, Picture in Picture, Slide Over e multitasking bem como reformulações no QuickType. Reproduzir dois aplicativos simultaneamente, navegar pela biblioteca de programas do aparelho, rodar vídeos em miniaturas e executar comandos como compartilhar, copiar e colar de forma ainda mais eficiente por meio do teclado são os novos destaques.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste artigo, você vai aprender a usar os recursos adicionados aos tablets da Apple. Veja como é fácil dominar as implementações por meio de gestos simples e intuitivos.

Slide Over e multitasking

O Slide Over (ou “deslizar”) pode ser considerado o “primeiro estágio” do multitasking (“multitarefa”).  Antes de ativar seu segundo programa para uso, a consulta à sua biblioteca de apps deve ser feita. Toque sobre a borda do canto direito de seu iPad e arraste o dedo para o centro; seus aplicativos serão então exibidos.

Selecione uma das ferramentas, como Calendário, Relógio ou Facebook, clique sobre ela e voilà. Agora dois aplicativos podem ser executados ao mesmo tempo sem grandes complicações.

Gerencie os apps em execução

Deseja trabalhar com mais conforto sobre, por exemplo, dois acessórios de criação de textos? Redimensione a janela do app secundário de modo que a tela do iPad fique divida pela metade e otimize, assim, sua produtividade (“Split View”).

Encerrar o funcionamento dos programas também é fácil: arraste um dos aplicativos para o lado e o desative em instantes. Mas atenção: ainda não é possível executar mais que dois apps por vez. A reprodução deles também é fixa – significa que o primeiro software aberto vai ficar posicionado invariavelmente à esquerda.

QuickType

O aplicativo de teclado da Apple conta também com implementações dedicadas a usuários que desejam eficiência durante a redação e edição de textos. Explore as novidades do QuickType ao pressionar com ambos os dedos, ao mesmo tempo, sobre qualquer parte do teclado; selecione trechos de notas e faça consultas rápidas às opções de cortar, copiar, definir e compartilhar.

A barra de atalhos é agora integrada e o emparelhamento de iPads junto de teclados físicos possibilita também a troca entre aplicativos e interação personalizada entre programas – ao contrário dos updates Slide Over, PIP e multitasking, as novas funcionalidades do QuickType estão disponíveis para todas as versões de iPads.

Picture in Picture

Está aguardando pela chegada de um email, mas deseja, ainda assim, assistir a um filme em seu iPad? Pois o Picture in Picture (PIP) é um recurso que permite a execução contínua de vídeos mesmo quando outro app está sendo usado.

Abra seu clipe e o reproduza; redimensione a janela de acordo com suas preferências e também fixe a miniatura sobre qualquer canto do iPad. Nota: apenas arquivos reproduzidos por meio do aplicativo padrão do iOS 9 são suportados pelo Picture in Picture – não é possível, assim, tocar vídeos do YouTube ou de qualquer outra rede social ou serviço de streaming via PIP.

O vídeo pode ser redimensionado livremente e posicionado sobre qualquer canto da tela.

Vale ressaltar que o Picture in Picture e Slide Over estão disponíveis apenas para o iPad Pro, iPad Air ou posterior e iPad mini 2 ou posterior. Split View está disponível no iPad Pro, iPad Air 2 e iPad mini 4.

Você percebeu melhorias de desempenho após a atualização de seu iPhone ou iPad para o iOS 9? Comente no Fórum do TecMundo

Saiba como diminuir o consumo de energia da nova versão do sistema operacional da Apple por meio desta página.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.