iOS 9: como configurar a câmera do dispositivo e gravar vídeos mais leves

1 min de leitura
Imagem de: iOS 9: como configurar a câmera do dispositivo e gravar vídeos mais leves
Imagem: Digital Trends

O novíssimo iOS 9 possui várias novidades bacanas que a Apple faz questão de divulgar nos materiais publicitários do sistema, mas também existem recursos úteis que acabaram ficando de lado nessa propaganda caprichada. Agora você pode, por exemplo, configurar a câmera de seu iGadget para economizar memória do aparelho gravando vídeos mais leves.

Vamos explicar melhor – até então, você não conseguia diminuir a resolução dos clipes gerados com seu iPhone ou iPad. Dessa forma, caso o modelo de seu aparelho tivesse uma câmera Full HD, você era obrigado a gravar vídeos em 1080p, não sendo possível reduzir a qualidade para 720p, por exemplo. Com isso, era comum que usuários acabassem com arquivos mais pesados do que o desejado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Felizmente, isso mudou com a mais recente atualização do iOS. Na nova edição do sistema operacional, a Apple decidiu permitir que os usuários configurem a câmera de seus smartphones e tablets para gerar documentos mais leves, e, consequentemente, economizar o armazenamento interno do gadget. Para isso, basta acessar a tela de “Ajustes” e localizar a guia “Fotos e Câmera”.

Na seção “Câmera”, localize e toque na opção “Gravar Vídeo”. Na janela que se abre, você pode escolher entre as alternativas disponíveis para seu gadget. No nosso caso – um iPad de quarta geração –, as opções disponibilizadas foram 720p ou 1080p, ambos a 30 frames por segundo.

Perceba que o sistema exibe ainda um pequeno comparativo exemplificando quanto pesará um vídeo de um minuto em cada uma das resoluções disponíveis – só para você ter uma ideia, um clipe em 720p com esse tamanho pesa cerca de 60 MB menos do que um arquivo gerado em 1080p. Faça a sua escolha e nunca mais passe sufoco com documentos pesados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.