Lag Gate: mau desempenho do iOS 9 está gerando furor nas redes sociais

2 min de leitura
Imagem de: Lag Gate: mau desempenho do iOS 9 está gerando furor nas redes sociais
Imagem: Teciber

O Twitter e outras redes sociais estão registrando milhares de usuários reclamando do recém-lançado iOS 9, que tem gerado lag de forma generalizada e até comprometido totalmente alguns smartphones e tablets em casos mais extremos. O episódio já está sendo chamado de “Lag Gate”, em referência ao “Bend Gate”, que ocorreu depois do lançamento dos iPhones 6 e 6 Plus.

Números preliminares informam que cerca de 20% dos usuários de aparelhos mobile da Apple já atualizaram seus aparelhos para o iOS 9, e, mesmo com essa parcela "pequena", numerosos problemas estão ocorrendo ao redor do globo. Mais cedo, o TecMundo publicou uma notícia explicando que o iOS 9 é realmente inferior em desempenho que o iOS 8.4.1. Confira mais detalhes aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Odeio esse iOS 9! Ele faz meu telefone dar lag

Múltiplos fóruns e sites internacionais estão colecionando casos de pessoas que estão passando por dificuldades mais graves. Segundo a Reuters, Zorry Coates, dona de um iPhone inutilizado pela atualização, passou três horas em uma Apple Retail Store em Sydney, na Austrália, só para descobrir que teria apenas duas opções: restaurar o sistema e perder todos os dados não salvos ou aguardar o lançamento de uma atualização para a correção dos problemas.

Estou um pouco desapontado pela quantidade de lag no iOS 9 no meu iPhone 6 Plus. Entretanto, tenho certeza que otimizações posteriores estão chegando. Por enquanto, vale a pena!

E os números?

No lançamento do iOS 8, a Apple enfrentou um problema similar, mas o caso do iOS 9 parece bem mais generalizado, já que boa parte das pessoas que fez a atualização está enfrentando pelo menos alguma lentidão. Ainda assim, alguns dizem que seus aparelhos ficaram melhores, como constatou a enquete do 9to5Mac.

32% dos questionados diz ter percebido “um pouco de lentidão”; 25% deles constataram que o iOS 9 “está mais ou menos igual”; 20% votaram em “meu iPhone está mais rápido…”; 19% disseram que seus iPhones” estão significativamente mais lentos”; e 3% comentam que seus aparelhos estão “substancialmente mais rápidos”.

Uma leitora do TecMundo entrou em contato conosco e também está enfrentando dificuldades com o novo SO mobile da Apple. “o meu [iPhone] ficou literalmente pior: internet 3G em alguns apps não conecta, não consigo excluir apps que não são do próprio aparelho… Já redefini todos os ajustes e está do mesmo jeito, uma porcaria”, comentou Renata Soares.

Não há nenhuma data esperada a liberação do iOS 9.1 para os usuários, que já deve vir com correções para os problemas encontrados até agora. Essa versão já está sendo testada pelos desenvolvedores, entretanto, e não deve demorar muito tempo para estar disponível.

Vendo tudo o que tem sido relatado pelos usuários de iPhones e iPads até agora, aconselhamos não fazer a atualização do iOS 8.4.1 para 9.0. É melhor esperar o iOS 9.1 ser anunciado pela Apple para não ter nenhum tipo de imprevisto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.