Finalmente: iPads terão funções multitarefa de verdade com iOS 9

2 min de leitura
Imagem de: Finalmente: iPads terão funções multitarefa de verdade com iOS 9
Imagem: TechyHuman

Depois de muitos pedidos de usuários e de empresas concorrentes implantarem funções semelhantes, a Apple finalmente trouxe opções de multitarefa de verdade para o iOS 9. Ao que parece, isso será válido inteiramente apenas para iPads, mas iPhones terão também algumas mudanças na forma como se lida com vários apps ao mesmo tempo.

Os recursos multitarefa da Apple para o iOS 9 são e três, e, como não poderia deixar de ser, a empresa escolheu nomes específicos para intitulá-los: teremos “Slide Over”, “Split View” e “Picture in Picture”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Slide Over

Ao que parece, essa função deve permitir ao usuário arrastar um segundo app para um lado da tela enquanto o primeiro app preenche o restante do display. Nessa opção, usuário poderá interagir rapidamente com um app, como o Twitter ou qualquer outro, enquanto navega na web. Aqui, entretanto, apenas o app “deslizado” fica ativo enquanto o primeiro fica esmaecido, porém ainda na tela.

Split View

Essa é a “evolução” do Slide Over. Depois de arrastar um segundo app para um canto da tela, você o arrasta novamente até o meio e, com isso, ambos ficam ativos. É como ter duas janelas na tela do seu desktop. Esteticamente e funcionalmente, o Split View do iOS 9 opera exatamente da mesma forma que seus correspondentes no Windows 8/10 e Android (versões personalizadas por fabricantes).

Picture in Picture

O terceiro modo de multitarefa do iOS 9 será basicamente focado em vídeo. Enquanto o usuário estiver vendo algum vídeo em tela-cheia, será possível tocar no botão home e “minimizar” o vídeo para um dos cantos, basicamente como já acontece no app do YouTube quando você arrasta um vídeo para baixo.

A diferença aqui é que o Picture in Picture minimizará o app de vídeo inteiro e deixará o usuário tocar em ícones para abrir e utilizar outros apps. A execução permanece acontecendo com ou sem áudio, e será possível arrastar o elemento flutuante para qualquer um dos quatro cantos da tela.

Limitações

O Split View só funcionará no iPad Air 2 por enquanto, dada a limitação de memória RAM de outros gadgets comiOS. Futuros tablets da Maçã devem trazer mais RAM e, consequentemente, poderão utilizar esse recurso. Por outro lado, o Picture in Picture e o Slide Over funcionarão na maioria dos tablets mais novos. A Apple ainda vai informar quais deles exatamente terão suporte a isso.

Ainda não há informações concretas sobre essas novidades nos iPhones, mas acredita-se que pelo menos as funções de multitarefa menos exigentes serão portadas para os smartphones. Você pode saber mais sobre o iOS 9 aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.