O iOS 8 não é perfeito; conheça algumas falhas

3 min de leitura
Imagem de: O iOS 8 não é perfeito; conheça algumas falhas
Imagem: PC Advisor

Após o lançamento do iOS 8 no dia 17 de setembro, muitos usuários de iPhone e iPad estão esbarrando em alguns problemas do sistema. A prova palpável de que a nova investida da Apple precisa de melhorias está nos números, já que uma pesquisa recente indicou que o novo sistema é muito mais instável do que seu antecessor, travando 78% mais do que o iOS 7.

Se recentemente nós listamos as 10 melhores novidades do iOS 8, chegou a hora de apresentarmos as suas principais falhas. Sem dó nem piedade – até porque, este redator que vos escreve é um usuário que também está sofrendo com as imperfeições do sistema –, confira logo abaixo o que há de pior no iOS 8.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atualizar o seu dispositivo para o iOS 8 não é tão fácil assim

Sinceramente, a Apple perdeu um pouco a noção ao exigir que seus usuários tivessem no mínimo 5,7 GB livres para a instalação do iOS 8. Se a companhia vende dispositivos com apenas 16 GB de memória, isso significa que o dono de um iPhone ou iPad com essa capacidade não pode ter praticamente nada armazenado no aparelho para colocar as mãos no novíssimo sistema. É válido salientar que o problema pode ser ainda maior para quem usa um aparelho com apenas 8 GB.

Grande parte dos donos de um dispositivo móvel da Apple precisaram remover aplicativos, músicas e dados para que a instalação do iOS 8 fosse concluída. Se existe uma solução? É claro que sim. A Apple poderia parar de fabricar smartphones e tablets com 16 GB, afinal, o custo de memória é extremamente baixo e não justifica a abusiva diferença de preço entre um aparelho de 16 GB e outro de 32 GB, por exemplo. Esperamos também que a versão 8.0.1 seja muito mais leve do que a atual.

É sério: o iCloud não dá conta do recado

Quando comparado com o Dropbox, o iCloud passa vergonha. Simplesmente por conta do serviço da Apple na nuvem não armazenar corretamente os dados que você precisa. Posso até citar o meu drama pessoal aqui neste artigo. Sim, por um erro do iCloud, perdi inúmeros arquivos pessoais importantíssimos – sem falar das fotos e outros dados.

Além disso, se você não tiver o aguardado Yosemite instalado no seu Mac, não será possível ter acesso a determinados arquivos de aplicativos, como Keynote, Numbers e Pages – só para citar alguns. Infelizmente, Dropbox, Google Drive ainda são opções melhores.

Aplicativos de terceiros também merecem o Touch ID

Definitivamente, o Touch ID agilizou a vida de muita gente, afinal, pressionar a senha numérica todo o tempo não é lá algo tão agradável. No entanto, o Touch ID não funciona para desbloquear a grande maioria dos aplicativos de terceiros. A Apple deveria facilitar a utilização da ferramenta para que todos conseguissem fazer bom uso do sensor de identificação de impressão digital.

Alguém viu a barra de sugestões?

Uma das principais novidades do iOS 8 é o fato do sistema possibilitar a instalação de teclados diferentes criados por terceiros. Até aí tudo bem. Mas e quando a sua barra de sugestões some misteriosamente no SwiftKey ou no Swipe, por exemplo? É claro que esse problema pode facilmente ser corrigido através de um update, mas, enquanto ele não vem, vamos continuar insatisfeitos.

HealthKit com problemas de compatibilidade

Conforme noticiamos anteriormente, o HealthKit vem apresentando problemas de compatibilidade. Isso porque, a Maçã resolveu remover todos os aplicativos compatíveis com a plataforma nativa de saúde. A lista de aplicativos removidos inclui softwares populares, como Carrot Fit, WbMD e até o contador de calorias MyFitnessPal. Esperamos que a Apple volte atrás e reconheça o seu erro, já que muita gente possui dados de saúde armazenados em apps de terceiros.

Nem tudo está perdido

Apesar de apresentar algumas falhas entre tantas qualidades,  o iOS 8 precisa de uma nova versão com melhorias pontuais. De acordo com uma fonte confiável do site MacRumors, a Apple deve finalmente acertar falhas no sistema, como o congelamento periódico durante o acesso ao correio de voz, problemas nos teclados, um erro no Safari que ocasionalmente impede a execução de vídeos etc. O que você está achando do sistema recém-chegado?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.