13 recursos escondidos do iOS 8

3 min de leitura
Imagem de: 13 recursos escondidos do iOS 8
Imagem: Apple

Nessa semana, o iOS 8 foi lançado nos aparelhos da Apple — alguns já instalaram antes mesmo do lançamento. Apesar de alguns bugs com o iPhone 4S ou travamentos na geração seguinte, ele não foi muito comentado na mídia.

Mesmo assim, conseguimos listar algumas novidades que o sistema trouxe aos smartphones da marca da maçã. Quase todas são úteis para os brasileiros e algumas ainda não têm utilidade prática no momento — talvez em um futuro próximo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para evitar brigas de fanboys de outras marcas, vale lembrar que todos os sistemas operacionais têm aplicativos para realizar estas funções, mas a Apple resolveu implementar alguns deles diretamente de fábrica.

Uso da bateria por aplicativo

Agora você pode acompanhar quanto cada app instalado no seu aparelho utiliza da bateria. Tudo é mostrado em porcentagem e, assim, você pode descobrir o que anda "comendo" a carga do seu iPhone.

Recupere as fotos apagadas recentemente

Dentro do aplicativo Fotos, agora há um novo álbum chamado “Apagado há pouco”. Entrando nele, você verá as fotos apagadas recentemente. Vale lembrar que só as imagens deletadas no prazo máximo de 30 dias são mostradas neste campo.

Mensagem lida com um toque

O aplicativo de mensagens no iOS 8 agora permite você marcar todas as mensagens como lidas em um só clique. Basta clicar em “Editar” e na parte inferior verá o botão “Todas Lidas”.

Ver a versão para computador de qualquer site

Se você não gosta da versão mobile de seu site preferido, agora você pode ver como se estivesse em um desktop. Basta apertar no campo de endereços e escolher a opção “Versão para Computador”.

Deixe tudo preto e branco

Aparentemente sem muita utilidade, você pode deixar tudo que é mostrado na tela de seu aparelho em preto e branco. Basta mexer em Configurações, escolher a opção Acessibilidade e, então, marcar a opção “Tons de Cinza”.

Abra as rotas do Mapas em diferentes apps

Agora, se você criar uma rota no aplicativo Mapas, haverá dois botões na parte superior. Clicando em “Aplicativos”, você poderá abrir a mesma rota em qualquer app de mapas que tenha instalado — se não tiver nenhum, serão dadas opções na App Store.

Câmera com timer e burst mode

Uma nova opção para usar nas selfies é o timer. Você poderá escolher entre 3 ou 10 segundos e, durante esse tempo, ele inclui um Burst Mode — fotos em sequência extremamente rápidas. No teste, em três segundos foram tiradas dez fotos.

Leitor de RSS diretamente no Safari

O Safari agora tem a opção de criar uma lista de feeds. Para criar uma própria, basta clicar no ícone em forma de livro no app do Safari e, então, escolher a opção “@” na parte superior. Adicione as assinaturas para poder acompanhar tudo de uma maneira muito mais fácil.

Modo privado em abas individuais do Safari

O modo privado — que não salva histórico nem cria cache — já estava integrado ao Safari, porém agora você conseguirá utilizar apenas uma aba neste modo, sem alterar o restante das páginas já abertas.

Altere o buscador-padrão

Você poderá escolher entre quatro buscadores diferentes — Google, Yahoo!, Bing ou DuckDuckGo. Para alterar, basta ir a Configurações, escolher o Safari, entrar em Buscador e pronto.

Gerencie sua Apple ID

No iOS 8, você poderá gerenciar melhor sua Apple ID, colocando mais informações pessoais, permitindo alterar senha do iCloud, adicionar cartões de crédito — para o Apple Pay — e realizar alterações no Compartilhamento Familiar.

Cartão de Emergência

A melhor das novas funções (na minha opinião) é o cartão pessoal para emergências. Caso aconteça algo contigo no meio da rua, se alguém pegar o seu aparelho e apertar em “Emergência”, poderá realizar uma ligação de emergência ou visualizar seu cartão que poderá conter dados como nome, foto, telefones de contato, tipo sanguíneo e muitos outros dados.

Para criar um cartão de emergência, basta ir ao novo app “Saúde” e selecionar a última opção, “Ficha Médica”. Ali você poderá incluir diversos dados pessoais úteis para casos de emergência.

Atalhos na tela bloqueada

Uma função que vimos que existe, mas em que não tivemos êxito no teste, são os atalhos da tela bloqueada. Agora, se você passar por uma Apple Store ou por uma Starbucks, a tela bloqueada mostrará, no canto inferior esquerdo, o aplicativo da loja/serviço, facilitando ainda mais a comunicação entre empresa e usuário.

Apesar das atenções estarem todas nos bugs e problemas que o novo sistema operacional da Apple apresenta no iPhone 4S, há recursos muito interessantes. Outro que não conseguimos testar — talvez ainda não esteja disponível no Brasil — é o meio de autocompletar os dados de cartão de crédito em compras via Safari. Só nos resta esperar.

Via SuperDownloads

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.