Comparativo: veja o que mudou entre o iOS 7 e o iOS 8

3 min de leitura
Imagem de: Comparativo: veja o que mudou entre o iOS 7 e o iOS 8

Desde hoje à tarde já estão disponíveis os downloads para o iOS 8 — a versão mais recente do sistema operacional que é responsável pelo funcionamento de iPads, iPhones e iPods Touch. Desde o anúncio da versão, em junho deste ano, muitos esperam para conhecer as novidades que fazem parte do sistema. Ao contrário do que aconteceu em 2013 (quando o iOS foi graficamente remodelado), desta vez as maiores modificações ocorreram para desenvolvedores.

Mesmo assim, é preciso dizer que a Apple não deixou de lado novos recursos e funcionalidades, o que logicamente gerou algumas mudanças no design do sistema. Nós já mostramos todas as novidades do sistema operacional neste artigo, mas hoje nós trouxemos os exemplos visuais do que pode ser visto no iOS a partir de agora. Está curioso? Então confira agora mesmo o que pode ser encontrado nos portáteis da Maçã!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Tela inicial

Nós trouxemos esta imagem apenas para mostrar que não houve nenhuma alteração na tela inicial do iOS. O que você via na versão anterior continuará sendo visto agora!

2. Siri

A Siri agora possui integração com mais serviços da web. Um dos principais é o Shazam! Basta perguntar qual é a música que está sendo executada, permitir que o microfone capte a canção e aguardar pelo resultado.

3. Câmera

Em uma primeira vista, não há grandes novidades no app de controle de câmera do iOS. Mas basta olhar para o topo da interface e você verá  o ícone que permite o acionamento de um timer para fotografias automáticas. Para a gravação de vídeo a novidade fica por conta do time-lapse.

Também foi trazido um novo sistema de controle de exposição. Basta arrastar o dedo na tela para fazer com que o sensor da câmera do aparelho fique mais ou menos exposta à luz.

4. Efeitos nas fotos

Os efeitos de antes continuam presentes, mas agora há muito mais opções. Com um editor de imagens integrado, os usuários podem realizar modificações com mais facilidade e de uma maneira bem mais completa.

5. HealthKit

Uma das grandes novidades do novo sistema operacional é o HealthKit. Com ele, os usuários podem ter detalhes e relatórios completos de atividades físicas, registradas em diversos aplicativos que podem ser criados por terceiros.

6. Notificações

O setor de notificações do sistema operacional foi alterado de uma maneira bem interesante. Agora é possível configurar widgets para que as informações mostradas sejam mais direcionadas ao perfil de cada pessoa.

7. Safari

O navegador agora permite que qualquer usuário tenha acesso às abas carregadas de uma forma mais simples e leve. Também foram trazidas algumas alterações similares às do Spotlight para o app.

8. Multitasking

A principal alteração referente à interface de multitarefas está no fato de que agora os principais contatos também ficam presentes na tela.

9. App de mensagens

No iOS 8 é possível utilizar o app para criar grupos de conversação (com nomes personalizados, opções de silenciamento, adição e remoção de membros e opções para quem quiser abandonar o grupo a qualquer momento).

10. Compartilhamento de localização

Pelo app de mensagens também se tornou possível compartilhar a localização em que você está.

11. Compartilhamento familiar

É possível criar contas com compartilhamento familiar, permitindo que até seis aparelhos dividam um único cartão de crédito para os pagamentos. Uma "conta-mestre" é acionada sempre que um dos dependentes quer comprar um app, por exemplo.

12. Novo teclado

O novo teclado padrão do iOS traz predição de textos. Vale dizer que com a possibilidade de o sistema operacional ser estendido a recursos de terceiros, novos teclados — incluindo Swype — poderão ser instalados.

13. Notificações na lock-screen

Mudanças no sistema de notificações permite mais facilidade na interação com elas, mesmo na tela de bloqueio do sistema operacional.

14. Notificações

Com o aparelho desbloqueado, as notificações também foram alteradas. A partir de agora é possível até mesmo responder a mensagens sem acessar o aplicativo destinado a isso.

Dispositivos compatíveis

Vale lembrar quais são os aplicativos que podem ter o download do iOS 8 realizado a partir de hoje. Confira a lista completa logo abaixo:

  • iPhone 4S
  • iPhone 5
  • iPhone 5C
  • iPhone 5S
  • iPod Touch (quinta geração)
  • iPad 2
  • iPad com Retina Display (iPads "3" e "4")
  • iPad Air
  • iPad mini
  • iPad mini com Retina Display
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.