iOS 8 no iPhone 4S? Pode não ser uma boa ideia

1 min de leitura
Imagem de: iOS 8 no iPhone 4S? Pode não ser uma boa ideia
Imagem: Divulgação/Apple

Não é incomum encontrar alguém murmurando sobre o seu velho aparelho ter sido deixado de lado em novas atualizações. Dessa forma, quando a Apple diz que será possível baixar o novíssimo iOS 8 mesmo no saudoso iPhone 4S, é impossível não esboçar algum contentamento. Mas será que a atualização vale mesmo a pena? Ou será peso demais para o velho colosso?

De acordo com o site Ars Technica, o update pode não ser propriamente uma boa ideia — não por enquanto, pelo menos. Em primeiro lugar, porque grande parte das funcionalidades trazidas pelo iOS 8 simplesmente não são comportadas pelo velho 4S. Inclua nisso novidades como Touch ID, o AirDrop, e a API gráfica Metal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, dadas as dimensões atuais das telas — as quais acenam um longo adeus para o ideal de 3,5 polegadas de três anos atrás —, é possível que você acabe com um telefone atualizado que poderá baixar muito pouco do que vem por aí.

Até 50% mais lento

Entretanto, talvez o mais preocupante seja a lentidão experimentada pelo referido site durante os testes. Basicamente, alguns programas chegaram a demorar, em média, 50% mais para serem carregados na memória.

Não por acaso, é verdade. Afinal, o iPhone 4S possui apenas um quarto do poder de processamento do iPhone 5S, por exemplo. Caso se considere o iPhone 6, essa se torna ainda menor.

Esperar pelo iOS 8.1?

Sim, dar uma cara nova ao velho iPhone 4S parece algo incrivelmente tentador. Afinal, há novas opções para o teclado e widgets difíceis de se ignorar. Entretanto, no frigir dos ovos, talvez a troca acabe mesmo pesando demais — de fato, é a aposta do referido site.

Será então a solução esperar pela versão 8.1? Pode ser. Afinal, há quem acredite que uma atualização pode tornar o novo sistema operacional um tanto mais amigável (acessível) para aparelhos mais antigos. Parece uma aposta coerente, de fato. Enfim, seja como for, siga por sua própria conta e risco.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.