6 gênios da tecnologia que você não conhece [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: 6 gênios da tecnologia que você não conhece [vídeo]

Em listas sobre grandes inventores da humanidade, não faltam menções aos revolucionários Thomas Edison, Graham Bell e por aí vaí. Certos gênios que foram renegados durante muito tempo também aparecem nas seleções mais recentes, como Alang Turing, Tesla e Ada Lovelace.

Porém, existem pequenos produtos e serviços do cotidiano que também são essenciais para a nossa vida, mas pouco se sabe sobre quem foram os responsáveis por tornar a nossa vida melhor ou mais fácil. No vídeo acima e a seguir, você conhece algumas dessas pessoas.

A lista está só na primeira edição e muita gente ficou de fora, então não se esqueça de deixar a sua contribuição para futuras sequências nos comentários.

George Boole

Esse aqui não está diretamente relacionado com tecnologia, mas é essencial mesmo assim. George Boole é um dos matemáticos mais respeitados da área, conhecido hoje por ser o idealizador da Álgebra de Boole. Criada em 1847, ela foi essencial para o desenvolvimento de basicamente todos os computadores e derivados em geral. Isso porque que ele trabalhou com as tão usadas variáveis binárias, ou seja, 0 e 1 — bem antes de elas serem usadas nos eletrônicos.

James Goodfellow

O engenheiro escocês James Goodfellow recebeu a tarefa de bolar uma forma de tirar dinheiro do banco depois de ele fechar ou nos fins de semana. Ele então criou em 1966 os números PIN, um código de identificação pessoal que foi a base das transferências eletrônicas. Se digitado corretamente em uma máquina que também tivesse um cartão criptografado, a sequência liberava as notas para o usuário — ou seja, ele é um dos responsáveis pela criação do caixa eletrônico. Goodfellow patenteou o invento, mas não ficou rico e só foi devidamente premiado no Reino Unido 40 anos depois.

Alfred Fielding e Marc Chavannes

A dupla Alfred Fielding e Marc Chavannes é responsável por um fenômeno mundial que nem é uma tecnologia tão avançada assim. Eles queriam criar um papel de parede de plástico, mas a ideia não deu certo. Por pura sorte, eles descobriram que o material era muito bom para proteger e embalar produtos, já que pequenos bolsões de ar aliviavam impactos. Nascia aí o plástico-bolha, uma das invenções mais terapêuticas da humanidade. Quem não gosta de estourar pedaços inteiros?

Stephanie Kwolek

Deixada de lado de muitas listas, Stephanie Kwolek é uma das inventoras mais importantes que já existiram. Ela foi a responsável por desenvolver o p-fenilenodiamina com cloreto de tereftaloila. O que é isso? É o kevlar, a fibra super-resistente usada em centenas de produtos diferentes, de coletes à prova de balas e aviões até celulares. O invento surgiu em 1964 como um projeto simples pra deixar os pneus de carros mais leves.

Dave Smith

De toques no celular até apps que gravam músicas para você, tudo isso é culpa de Dave Smith. Ele criou o Musical Instrument Digital Interface, ou MIDI, o protocolo que permite a comunicação entre instrumentos eletrônicos e virou padrão na gravação de equipamentos de áudio. O primeiro sintetizador analógico (batizado de Prophet 5) também é criação dele. Smith é relativamente desconhecido porque colaborou com empresas japonesas gigantes que ficaram com mais crédito e verba, como a Roland e a Yamaha, e liberou a tecnologia de graça para uso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.