Evite a procrastinação recebendo choques toda vez que entrar no Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Evite a procrastinação recebendo choques toda vez que entrar no Facebook

Muita gente enfrenta problemas de concentração na hora de estudar ou trabalhar usando o computador. Afinal, por mais que o dever chame, é muito tentador usar a conexão com a internet para verificar as últimas atualizações de seus amigos e conhecidos no Facebook.

Pensando em ajudar quem tem problemas em administrar o próprio tempo na rede social, os estudantes Robert Morris e Dan McDuff, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), criaram uma invenção bastante peculiar para evitar que as pessoas desperdicem as cerca de 50 horas semanais gastas em média na invenção de Mark Zuckerberg.

Chamada de Pavlov Poke (a partir de Ivan Pavlov, cientista russo famoso por seus experimentos sobre condicionamento), o acessório é semelhante a um apoio de teclado, sobre o qual é possível apoiar as mãos de maneira confortável. Contudo, basta que o usuário acesse o Facebook para que o apoio dispare uma pequena descarga elétrica para lembrá-lo da importância de suas obrigações.

A ideia é que, da mesma maneira que os cachorros salivantes de Pavlov, as pessoas fiquem condicionadas a lembrar do choque ao pensar em entrar no Facebook e evitem a rede social até concluírem suas tarefas.

Se você se interessou pelo experimento, no entanto, terá de tentar reproduzi-lo sozinho, uma vez que o Pavlov Poke não está à venda. De acordo com Morris, a invenção foi criada como uma brincadeira e, apesar de ela ter funcionado com ele, ajudando-o a gastar menos tempo com a rede social, seriam necessárias mais pesquisas para descobrir a sua eficácia em um grupo maior de pessoas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.