Método revolucionário separa óleo da água em menos tempo

1 min de leitura
Imagem de: Método revolucionário separa óleo da água em menos tempo

Uma pequena invenção de uma companhia norte-americana está sendo considerada revolucionária na limpeza de rios atingidos por desastres ambientais. Batizada de Elastec, a novidade permite separar o óleo da água de uma maneira muito mais rápida, minimizando os danos ao meio ambiente em casos de vazamentos.

O trabalho foi desenvolvido pela Elastec/American Marine e recebeu um prêmio de US$ 1 milhão da X Prize Foundation. Empresas como Exxon ou BP, companhias que detêm grandes departamentos de pesquisa, não conseguiram até então encontrar uma solução tão eficiente como essa.

Segundo os inventores, o grande segredo do Elastec está no plástico. Durante as pesquisas, eles perceberam que o óleo é muito mais atraído pelo plástico do que a água. A partir dessa observação, o grupo criou uma engenhoca que consiste em 64 discos plásticos, que funcionam como uma espécie de hélice.

“Essa é a elegância da máquina que criamos”, explica Don Johnson, gerente de projetos da Elastec. “A nossa proposta parece extremamente básica, contudo é a solução mais eficiente encontrada até agora”, completa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.