Este gadget consegue medir o consumo de energia dos eletrônicos de sua casa

1 min de leitura
Imagem de: Este gadget consegue medir o consumo de energia dos eletrônicos de sua casa
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Em parceria com a Marinha dos Estados Unidos, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um gadget que, ao ser posicionado nas proximidades de qualquer dispositivo eletroeletrônico em sua residência (como televisores, geladeiras, fornos de microondas etc.), é capaz de medir em tempo real o seu consumo energético, fornecendo essas informações para o usuário através de um app dedicado.

A ideia é que o cidadão possa usar um conjunto desses sensores — que, de acordo com os cientistas, possuem um custo de fabricação bastante baixo — para monitorar toda a sua rede elétrica residencial, identificando aparelhos que possam estar consumindo energia demais ou até mesmo encontrando possívels dispositivos defeituosos na linha energética. Este pode não ser o primeiro sistema do gênero, mas é o mais simples e acessível.

“Com este nosso sistema, você pode instalar esses sensores usando enforca-gatos ou velcros, e aproveitar o processamento de sinais para medir o consumo energético. Ele [o sistema] também serve para te informar quais aparelhos precisam ser trocados ou consertados”, afirmou Stephen Leeb, responsável por encabeçar o projeto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.