Neste exato momento, você deve estar com a sua internet completamente funcional — a menos que alguém tenha passado esta matéria para você por pendrive, é claro. No entanto, existem grandes chances de que você já tenha sofrido com a sua conexão em alguns momentos — ou vai dizer que o sinal da sua banda larga esteve 100% ativo durante todo o tempo em que você precisou dele? É bem difícil que isso tenha acontecido.

E é claro que nem sempre a culpa é da operadora contratada. Há momentos em que o seu roteador pode ter problemas, seu computador pode estar desconfigurado, entre muitas outras possibilidades. Hoje, trouxemos algumas dicas bem legais e que podem ajudar você a descobrir qual é a origem do seu problema. Se não houver nenhum componente queimado, há grandes chances de que você resolva tudo rapidinho.

1. Ping!

Uma dica bem importante para saber se você está conseguindo se conectar com o mundo exterior é fazer um teste de ping. Para isso, você só precisa abrir o Prompt de Comando do computador e digitar “Ping  www.tecmundo.com.br”, por exemplo. Em instantes, você verá os resultados — que devem ser similares aos que você vê aqui abaixo. Caso não haja retorno de pacotes, você saberá que seu sinal está perdido.

2. Verificação de energia

Pode parecer uma dica tola, mas há momentos em que você precisa conferir novamente se seus aparelhos estão ligados. Se um modem estiver fora da tomada e o roteador, não, você pode estar se conectando à rede habitual e não recebendo nenhuma informação. É a hora de ver se tudo está ligado e conectado da maneira correta.

3. Checar status

Sabe todos aqueles LEDs indicadores de status que ficam sempre piscando no seu roteador ou modem? Pois é hora de ver se eles continuam do jeito que sempre estiveram. Qualquer luz vermelha, apagada ou acesa de um modo que você não está acostumado a ver pode ser sinal de encrenca. Se o problema foi com a rede externa, tente reiniciar todo o sistema — se não resolver, contate a sua operadora. Se for interno, reiniciar o roteador deve resolver o problema.

4. Será o canal?

Tudo está funcionando normalmente, mas a sua conexão WiFi permanece com muitas quedas?  Isso é comum em ambientes em que existem muitas redes interferindo uma na outra. A melhor tática para resolver isso é mudar o canal da sua rede doméstica. Para isso, acesse as configurações do seu modem ou roteador e modifique a opção definida.

5. E as configurações do aparelho?

Sempre existe aquele momento em que quase todos os seus aparelhos estão funcionando normalmente, mas um deles insiste em não se conectar. Quando isso acontece, o problema claramente está no próprio dispositivo. Verifique as configurações do computador ou smartphone para ver se não existe nenhuma DNS configurado errado ou modo avião ativado sem que você saiba. Problemas com vírus e outros malwares também podem causar instabilidades.

6. Atualizar firmware

Se nada disso der certo, talvez esteja na hora de atualizar o firmware do seu roteador ou modem. Isso permite uma série de correções e ainda traz muito mais segurança aos seus dispositivos.

7. Zerar configurações

Caso você já tenha tentado todas as soluções anteriores e também já tenha conversado com a prestadora de internet, zerar as configurações dos aparelhos da sua rede pode ajudar. Porém, só faça isso se você souber todos os passos para configurar a rede novamente. De outro modo, é recomendado que você chame um técnico especializado.

8. Hora da troca

Descargas elétricas, temperaturas elevadas, muita sujeira acumulada... São muitas as situações que podem levar os equipamentos ao mundo dos dispositivos estragados. E se chegou o momento em que nada mais restaura a sua rede, provavelmente chegou a hora de comprar para eles uma passagem só de ida para o além.

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