Temos um novo recorde: britânicos criam rede de 1.125 terabits por segundo

1 min de leitura
Imagem de: Temos um novo recorde: britânicos criam rede de 1.125 terabits por segundo

Um novo recorde acaba de ser atingido por cientistas e pesquisadores da UCL (University College London). Eles conseguiram desenvolver uma rede de transmissão de dados com velocidades nunca vistas anteriormente, chegando à incrível marca de 1.125 terabits por segundo. Sabe o que isso significa? Que a cada segundo, quase 1 terabyte de informações podia ser transmitido.

De  acordo com os próprios pesquisadores, o poder dessa nova rede superveloz é cerca de 50 mil vezes mais rápida do que a média das residências britânicas — que ficam por volta dos 24 megabits por segundo. Eles ainda lembram que seria possível baixar todos os episódios de "Game of Thrones" em alta resolução antes mesmo de você perceber que o download começou.

O grande segredo desse novo mecanismo está na utilização simultânea de 15 canais de transmissão baseadas em comunicação ótica — sendo ainda que a modulação foi retrabalhada em diversos processos para impedir perdas. Infelizmente, a velocidade só é conseguida em curtos intervalos de tempo e ainda é preciso encontrar formas de estabilizar o sinal antes que os mecanismos sejam levados ao mundo comercial.

Vale dizer também que o processo britânico foi conseguido em laboratório, sendo difícil reproduzir em fibras ópticas disponíveis no mercado. Ou seja: dificilmente veremos "teravelocidades" no mercado nas próximas décadas.

O que você faria com uma internet de 1 terabit? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.