Cliente cria bot que reclama com operadora sempre que a internet fica lenta

2 min de leitura
Imagem de: Cliente cria bot que reclama com operadora sempre que a internet fica lenta

Um dono frustrado de uma conta de internet de 150 mpbs, mas que frequentemente sofre com quedas de velocidade de sua conexão, resolveu fazer algo para mudar essa situação. Segundo um post feito por ele no Reddit, AlekseyP criou um bot que faz testes frequentes de sua velocidade de internet com ajuda de um Raspberry Pi, usando então uma conta do Twitter para reclamar sempre que sua conexão fica abaixo dos 50 mbps.

O resultado, como você deve notar pelos tweets feitos através do perfil AComcast User, foi uma série de mensagens com avisos, questionando o atendimento da Comcast sobre a enorme queda de velocidade. É claro, ele avisa que aceita limitações e quedas ocasionais, mas receber menos de um terço do que paga o deixa “insatisfeito”.

Vale notar que, em todas as vezes que houveram reclamações do bot, a própria Comcast teria entrado em contato com o perfil, pedindo mais informações sobre o caso. AlekseyP, no entanto, não o fez porque não quer se destacar como consumidor da companhia só para receber a conexão desejada.

No lugar disso, ele quer fazer com que as próprias empresas mudem: “Todos os consumidores dela [a Comcast] merecem as velocidades que eles promovem, não apenas aqueles que conseguem pegá-los na mentira”, disse ele.

Velocidade prometida vs velocidade real

É preciso notar, porém, que embora Aleksey tenha um bom ponto ao querer cobrar as operadoras, as próprias companhias não estão fora de sua razão. Como muita gente normalmente já sabe, esse é um caso das conhecidas “letras miúdas”: na maioria das vezes, as empresas oferecem planos em que a velocidade comprada é apenas o máximo que você poderá atingir em sua conexão, sendo que quedas e flutuações de velocidade são comuns.

O valor mínimo e a média atingida, por sua vez, costumam ser muito menores – e nem falamos em outros itens dos quais muita gente só fica sabendo tarde demais, como franquias e outras limitações. É claro, casos como o de AlekseyP são problemáticos, mas infelizmente as empresas costumam estar em seus direitos.

Gostou da ideia dele? Pois saiba que você pode fazer igual: AlekseyP disponibilizou seu bot em código aberto para download no Pastebin, que pode ser baixado clicando aqui. Quem sabe, com sorte, um número grande o suficiente nas reclamações ajude as empresas a melhorarem a qualidade de seus serviços.

Você costuma ter problemas de velocidade com sua conexão de internet? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.