Nostalgia: que tal acessar versões antigas de sites e browsers agora mesmo?

1 min de leitura
Imagem de: Nostalgia: que tal acessar versões antigas de sites e browsers agora mesmo?

Internautas que navegaram pela internet durante a década de 1990 agora podem se embebedar em nostalgia. Sob o nome de Oldweb.today, o serviço online criado a partir de ferramentas de código aberto permite o acesso a versões antigas dos navegadores Internet Explorer 4.0, Safari 3.2.3, Google Chrome 46 e Firefox 40. O Netscape Navigator, browser que perdeu popularidade apenas no início dos anos 2000, pode também ser usado para que sites atuais sejam explorados em um “visual retrô”.

Usar o serviço é bastante fácil: basta selecionar o tipo e versão do navegador, digitar o endereço da página que deverá ser carregada e determinar a data de acesso. A ferramenta, então, vai resgatar uma versão arquivada do domínio e exibi-la, assim, de acordo com as preferências estéticas de cada um dos browsers listados. Importante mencionar que nem todos os domínios podem ser acessados com o Netscape Navigator, por exemplo, uma vez que as páginas podem não mais estar disponíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Informações sobre a história de cada um dos navegadores podem ser conferidas a partir de "about this browser", link localizado abaixo do campo de seleção das plataformas de acesso à internet.

  • O site de Oldweb.today pode ser acessado aqui.
  • Refresque a memória e relembre o visual do portal do filme Space Jam por meio deste link.

...

A partir de que ano você começou a usar computadores para acessar a internet? Qual era seu site favorito? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.