Estudo mostra que internet Wi-Fi pode ser 30% menos eficiente

1 min de leitura
Imagem de: Estudo mostra que internet Wi-Fi pode ser 30% menos eficiente

Pesquisa complexa com 14 mil usuários

Se você estava desconfiado de que a internet é mais veloz em computadores ligados ao modem por cabos, vai poder utilizar a pesquisa do instituto Epitiro para embasar suas afirmações. O instituto britânico entrevistou 14 mil usuários em toda a Europa e descobriu que a internet Wi-Fi pode ser até 30% menos veloz do que a internet com cabos.

Os resultados das pesquisas mostram que, em atividades mais básicas, a diferença nas taxas de transferência de dados não é percebida. Os usuários só percebem os problemas quando tentam jogar games online ou utilizar serviços VoIP (como o Skype), por exemplo. Em suma, tarefas que exigem mais das placas Wi-Fi.

Para evitar este tipo de perda de velocidade, recomenda-se que os usuários não fiquem muito distantes das antenas de transmissão do sinal. Além da distância, outros fatores podem atrapalhar a distribuição do sinal, como a presença de móveis, paredes e outros eletrônicos emitindo ondas.

Redes sem fio podem ser problemáticas

Um dos principais vilões do sinal da internet sem fio é o forno de micro-ondas. Os cálculos do instituto Epitiro indicam que estes eletrodomésticos estão ao lado de portões eletrônicos, monitores eletrônicos para bebês e telefones sem fio no ranking que objetos que mais atrapalham o sinal Wi-Fi.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.