World White Web: projeto tenta minimizar racismo na internet

1 min de leitura
Imagem de: World White Web: projeto tenta minimizar racismo na internet

Se você pesquisar no Google termos como “mão”, “braço”, “rosto”, “mulher”, “homem” e outros, a maior parte dos resultados de imagens mostrará pessoas brancas. Essa constatação foi feita Johana Burai, uma designer sueca, que agora tenta chamar atenção para esse tipo de racismo que passa despercebido.

Ela criou um website chamado “World White Web”, em referência ao termo “World Wide Web”, através do qual os visitantes podem compartilhar imagens de mãos de pessoas de outras etnias; negra, parda etc. A ideia é fazer com que essas imagens sejam mais bem ranqueadas nos resultados do Google para tornar a internet um pouco mais diversificada.

Claro que apenas um site como esse não acabará com o racismo intencional ou não intencional na web, mas é uma forma de chamar atenção para um tema que ninguém percebia ou dava atenção.

Cada imagem presente no site pode ser compartilhada no Twitter, no Pinterest, no Facebook e no Google+. Você pode ainda baixar esses arquivos e usá-los da forma que achar necessário. Se você achou o projeto interessante e deseja contribuir para a causa, é possível acessar o World White Web através deste link, conferir a descrição do projeto e compartilhar qualquer uma das imagens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.