Nova versão do Unicode vai deixar significado de emojis mais claros

1 min de leitura
Imagem de: Nova versão do Unicode vai deixar significado de emojis mais claros
Imagem: FastCompany

Você pode não saber, mas existe uma organização que determina padrões de caracteres e representação de textos para que todo dispositivo eletrônico, independente da sua plataforma ou sistema operacional, possa ser regido sob o mesmo sistema de comunicação. Esse sistema inclui os emojis que usamos atualmente em nossos smartphones. Essas “carinhas”, entretanto, têm gerado certa polêmica pela falta de clarificação de seus significados.

Há inclusive uma página aberta para explicar os diferentes usos de alguns emojis emblemáticos em diversas plataformas. Com isso, espera-se que empresas como Google, Microsoft e Apple, que produzem sistemas operacionais móveis, modifiquem seus emojis para ficarem com uma aparência mais universal.

Isso deve acontecer lá pela metade deste ano, quando a Unicode Consortium deve publicar o Unicode 8.0, a versão mais atualizada dos padrões de caracteres para todos os idiomas suportados pelo padrão. Novos emojis devem ser implementados, mas as empresas que o utilizam em suas plataformas terão a seu dispor explicações mais claras sobre os significados de cada um deles. Assim, elas poderão produzir imagens mais fiéis à interpretação original.

Basicamente, a padronização deve acabar com pequenos mal-entendidos em conversações com emojis entre pessoas que têm smartphones com sistemas operacionais diferentes. Contudo, não se sabe quando essas mudanças chegarão definitivamente aos consumidores. Ainda assim, já é possível conferir a prévia do Unicode 8.0 aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.