Conhecemos a Home Fitness, a primeira academia online do Brasil [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Conhecemos a Home Fitness, a primeira academia online do Brasil [vídeo]

Bateu a fome? Peça comida pelo iFood. Precisa pagar contas? Acesse o seu internet banking. Quer aprender alguma coisa nova? Matricule-se em um Massive Open Online Course, ou MOOC. Para quase todas as atividades do cotidiano, hoje já existe uma alternativa que seja pela internet – é só baixar um app ou acessar um site para que o serviço vá até você, não o contrário.

Nessa onda tecnologia, existe até uma academia à distância. O TecMundo visitou a Home Fitness, um serviço de aulas de ginástica e aeróbica que tem sede em Curitiba, mas é capaz de transmitir aulas para o Brasil inteiro.

Necessidade que vira negócio

Tudo começou com Rafael Scorsin, que trabalha com tecnologia de informação e não parava em casa por conta da rotina de viagens. Após engordar e começar a apresentar problemas de saúde, ele recebeu orientação médica para fazer exercícios. Academias tradicionais não o agradavam (mais gente do que você compartilha dessa opinião) e vídeos do YouTube eram insuficientes e até perigosos, pois não há uma orientação correta. A solução? Buscar um serviço online profissional que funcionasse no Brasil ou nos Estados Unidos.

Rafael ficou surpreso por não encontrar nenhuma opção.  A solução utilizar os conhecimentos em informática e montar a própria academia à distância com a ajuda de um amigo, Charles Khunen, que é professor de Educação Física. O sócio ouviu a ideia e topou na hora, também percebendo a oportunidade. Nascia aí a Home Fitness, que já em outubro de 2014

Simplicidade e eficiência

A Home Fitness está no início das atividades e não conta com um equipamento de última geração – mas o que ela possui hoje já é o suficiente para manter a academia funcionando. Um servidor é responsável pelo streaming da imagem do professor, que faz os movimentos ao vivo em um estúdio com fundo verde, de chroma key.

Uma câmera comum realiza a captura do conteúdo, transmitido por um software desenvolvido por Rafael e que roda direto no navegador. Caso o aluno tenha o Google Chrome, ele pode habilitar a própria webcam durante a aula e mostrar ao instrutor se ele está realizando os exercícios de forma correta.

As aulas são ao vivo, acontecem durante vários horários do dia e reúnem lições de zumba, dança, alongamento e ginástica. Na transmissão, o fundo verde é substituído por um cenário temático e é acompanhado das tradicionais músicas para exercícios físicos. Os exercícios são praticamente os mesmos realizados em uma academia convencional: não são intensos e devem ser acompanhados de cuidados com a alimentação, mas ajudam a manter a boa forma.

Para evitar travamentos no caso de conexões menos potentes, a transmissão funciona sob um sistema de bufferização, que faz o download de trechos seguintes da aula para que você tenha um conteúdo passado de forma fluida – mesmo que não seja em tempo real.

Precisa mesmo?

Nessa altura do campeonato, um questionamento deve ter surgido na sua cabeça: afinal, precisamos mesmo de uma academia online e à distância com tantos locais físicos e especializados abertos por aí?

Rafael e Charles explicam que não são poucos os fatores que levam alguém a procurar esse serviço. Condições climáticas desfavoráveis, pouco tempo disponível durante o dia, trânsito para deslocamento, segurança nas ruas e até equipamentos normalmente lotados fazem com que as pessoas busquem uma alternativa para parques ou academias normais.

Charles trabalhou na área e diz que a Home Fitness não é uma “concorrente”. As diferenças são várias, a começar pelo espaço disponível do aluno, que precisa improvisar na sala de casa. Por isso, o próprio espaço utilizado na transmissão é pequeno: você não precisa nem empurrar os móveis para se exercitar.

Por enquanto, só há a transmissão da aula e a recepção do aluno. Os próximos passos envolvem criar diferenciais, como chats com os professores para tirar dúvidas ou receber um feedback e planilhas de dados para acompanhar o desempenho. O maior desafio para os alunos é a própria casa, que oferece muitas distrações, desde a internet até a cama confortável. Até o instrutor precisa mudar o discurso para manter todos concentrados na telinha.

Segundo os empresários, a recepção dos alunos está bastante positiva. São cerca de 110 matriculados e mais de 1,8 mil cadastrados que, com o tempo, podem virar mensalistas fixo. Maior sucesso, a página no Facebook da Home Fitness já acumula mais de 55 mil curtidas.

...

Apesar da estrutura rústica, a Home Fitness tem uma ideia na cabeça e uma necessidade de mercado. Junto dela, muitas outras empresas estão surgindo ou já se estabeleceram por oferecerem serviços online de algo que, há alguns anos, você precisaria sair de casa para conseguir. Mais do que isso, a academia online é uma prova curiosa de que você pode conseguir qualidade de vida mesmo não saindo da frente de um computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.