Estas animações em ASCII são sensacionais, mas destroem a produtividade

1 min de leitura
Imagem de: Estas animações em ASCII são sensacionais, mas destroem a produtividade
Imagem: Driver Layer

Arte em ASCII não é novidade, apesar de ter ressurgido no Twitter nos últimos tempos. As imagens usando caracteres do teclado eram bastante populares em mensagens de texto de celulares antigos, bem antes do surgimento de smartphones e emojis, e em programas de mensagens como o IRC ou ICQ.

Porém, era preciso ter um pouco de imaginação para conseguir entender a sequência de imagens como uma animação. Mas, graças ao desenvolvedor Glen Chiacchieri, agora você pode assistir a animações em ASCII direto na barra de endereços do seu browser ou até mesmo criar alguma arte para compartilhar com os amigos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como criar

Para criar uma animação, você precisa acessar o link DIY e colocar cada “quadro” da animação em uma linha. Para fazer um bonequinho dançando, por exemplo, os comandos ficariam mais ou menos assim:

Na barra onde está escrito “frame rate”, é possível ajustar o tempo da animação, deixando mais rápida ou mais lenta conforme a necessidade. E, para compartilhar a sua obra de arte com os amigos, é só copiar o link que fica ao lado do botão “share”.

Joguinho destruidor de produtividade

Como se a ferramenta de criação já não fosse o suficiente para acabar com a produtividade de qualquer escritório, o desenvolvedor também incluiu um jogo em ASCII que funciona na barra de endereços do navegador.

Para jogar, acesse este link, use as setas para controlar a posição da nave e a barra de espaço para atirar nos meteoros que vêm em sua direção. O recurso tem alguns bugs, mas é divertido apesar da simplicidade.

Avisos

As imagens aparecem em sequência na barra de endereços do navegador, cada quadro contando como um link individual, o que pode ser um pouco problemático caso você queira recuperar algo do histórico do seu browser. O melhor a fazer nesse caso é abrir uma janela anônima para testar o recurso.

Além disso, a página roda melhor no Firefox e no Chrome, mas mesmo nestes é possível que apresente alguns problemas que façam o seu navegador travar. Então, para evitar frustrações, é melhor não acessar o link enquanto está escrevendo algum email importante. Pode ser difícil explicar o atraso para o chefe depois.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.