Segundo Ibope, 53% dos internautas brasileiros são mulheres

1 min de leitura
Imagem de: Segundo Ibope, 53% dos internautas brasileiros são mulheres
Imagem: Veja

De acordo com uma pesquisa recente do Ibope, as mulheres são maioria na internet brasileira. O levantamento concluiu que 53% dos internautas do país são mulheres, enquanto 47% são homens. Apesar disso, esses detalhes são meros reflexos da população brasileira, constituída em sua maioria por mulheres. Pessoas do sexo feminino também costumam estudar por mais tempo, outro fator que parece influenciar na quantidade de pessoas que acessam a web no Brasil.

O Ibope ainda separou os internautas brasileiros por classe econômica. A classe A representa 4% dos internautas brasileiros mesmo sendo apenas 2% da população total do país. A maioria dos usuários da rede é das classes B (34%) e C (52%). As classes D e E, que representam 21% da população total, são apenas 10% dos internautas.

Idade

A pesquisa foi feita com brasileiros maiores de 16 anos entre julho e dezembro de 2014. Nem o número de pesquisados nem a estimativa do total dos internautas no Brasil foram divulgados.

Apesar disso, o Ibope afirma que a faixa etária que vai dos 25 aos 34 é a mais presente na rede, sendo 32% do total. Os brasileiros com idades entre 16 e 24 (28%) seguem logo atrás em representação na web.

Região e escolaridade

Seguindo basicamente a distribuição da população pelo país, 49% dos internautas está na região sudeste, 22% no nordeste, 14% no Sul, 8% no centro-oeste e 7% no norte. Quando o assunto é escolaridade, 50% dos internautas completou o ensino médio, 29% concluiu o superior e 20% possui ensino fundamental.

Se levarmos em conta a penetração da rede entre pessoas que concluíram o ensino superior, 90% desses indivíduos tem acesso à web. Entre os que terminaram o ensino médio, 71% tem acesso e 24% dos que tem o ensino fundamental são internautas.

A pesquisa considera usuário da rede quem acessou a internet pelo menos uma vez nos três meses anteriores à entrevista.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.