O que é Ping?

Entenda melhor como funciona esta ferramenta e como utilizá-la no dia-a-dia.
  • Visualizações145.289 visualizações
Por Paulo Guilherme em 5 de Julho de 2012

O que é Ping? (Fonte da imagem: iStock)

Se você já se aprofundou ao menos um pouco no mundo dos computadores ou mesmo costuma passar um tempo na jogatina online, o termo “Ping” deve ter chamado sua atenção algumas vezes.

Mas o fato é que embora o Ping seja um velho conhecido para quem costuma acessar a internet, muitas pessoas não têm nem ideia do que ele é ou para que ele serve. Por isso, o Tecmundo preparou uma pequena explicação sobre o assunto.

Entendendo o Ping

Antes de tudo, é bom deixar algo claro: embora atualmente o Ping seja considerado a sigla para “Packet InterNet Grouper”, Michael Muuss, o criador do sistema, deixou claro em seu site que seu objetivo ao dar esse nome era, na verdade, fazer uma analogia ao som de um sonar.

O motivo dessa analogia veio do fato do Ping agir de forma semelhante a um sonar, porém, com foco no mundo virtual. Com este comando, seu computador é capaz de medir quantos milissegundos (ms) um pacote de informações leva para ir até um destino e voltar. De forma simples, quanto menor o valor que ele retornar, mais rápida é sua conexão.

Testando o Ping

Agora que você já sabe o que é esse comando, por que não aproveitar para testá-lo e descobrir quanto tempo seu computador está demorando para acessar cada site? Para isso, execute o prompt de comando abrindo o Menu iniciar, digitando “cmd” no campo de pesquisa e pressionando Enter.

Aqui, é só digitar o termo “ping” seguido do endereço do site que você deseja acessar e pressionar a tecla Enter. Depois de alguns momentos esperando, o prompt deve exibir informações semelhantes às da imagem abaixo.

O que é Ping? (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Neste momento você deve estar se perguntando o que todos esses dados querem dizer. Mas não se preocupe, boa parte do que está ali pode ser simplesmente ignorado. É importante dar atenção apenas a dois pontos do teste.

O primeiro deles está nas estatísticas do Ping: caso a conexão de internet com o site esteja ruim, seu PC não deve receber de volta todos os pacotes que ele enviou.

O que é Ping? (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Já o segundo ponto é a média de velocidade, mostrada no fim da última linha de dados do prompt, que mostra o tempo médio que sua máquina está levando para receber os dados da página. Como dito anteriormente, o melhor é que o valor seja o menor possível.

Ping nos jogos

Você já percebeu que na hora de se conectar a um servidor de outro país, como é o caso de vários games online, seu Ping tende a ser absurdamente alto? Isso acontece porque, por mais rápida que seja a velocidade de sua internet, a distância entre seu computador e o local que você está tentando acessar afetam drasticamente o tempo de envio e resposta dos dados.

O que é Ping? (Fonte da imagem: Divulgação/Diablo III)

Embora pareça pouco, estar atrasado algumas centenas de milissegundos pode fazer toda a diferença na hora da jogatina; principalmente porque em países como o Brasil, a distância é tanta que o Ping chega a nos deixar com vários segundos de diferença.

Então, qual seria a solução para um caso desses? Infelizmente, as únicas respostas são aumentar a velocidade de conexão de sua internet ou torcer que seu game favorito ganhe um servidor dentro do país.

Fonte: The Story of the PING Program



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!