Seleção: ferramentas para criar sites

6 min de leitura
Imagem de: Seleção: ferramentas para criar sites

Estar na internet não é mais uma exclusividade de poucos. No princípio, apenas os iniciados ou que detinham um conhecimento mais avançado de programação podiam colocar a sua opinião na grande rede. A tarefa era complexa e a informação circulava apenas em um sentido: do produtor de conteúdo para o usuário.

Porém, com o crescimento das redes sociais e o avanço da chamada web 2.0, a lógica se inverteu. Não bastava mais apenas consumir conteúdo, era hora de os usuários produzirem os seus próprios textos e compartilharem o conteúdo com o mundo. Mas como fazer isso de maneira simples, mesmo sem precisar ter algum conhecimento em linguagens de programação?

A resposta está em uma série de aplicativos e serviços online gratuitos, que proporcionam a maior tranquilidade para o usuário apenas pensar no que deseja escrever, deixando todo o trabalho de programação para quem realmente gosta do assunto ou quer se aprofundar no tema. Separamos uma lista com os principais deles para você usar e abusar na hora de mostrar ao mundo a sua produção.

Os campeões

WordPress

WordPress

Tido como uma ferramenta secundária no início da era dos blogs, o WordPress se tornou sinônimo de blog, tanto para usuários que necessitam de poucos recursos quanto para aqueles que buscam ferramentas mais personalizadas e precisam de uma plataforma confiável e prática.

De todos os sistemas existentes, o WordPress é o que conta com o maior número de plugins, sendo possível adicionar praticamente qualquer item na interface do site em questão. Além disso, a quantidade de layouts gratuitos disponíveis permite que o usuário tenha um sistema personalizado com muito pouco esforço.

Blogger

Blogger

O Blogger, a ferramenta da Google para criação de blogs, é considerada por muitos a mais acessível de todas para o usuário. Isso se deve ao fato que ela foi uma das primeiras a disponibilizar a interface administrativa completamente em português.

Outro ponto positivo é a facilidade de adicionar itens pré-configurados, já que o sistema utiliza a tecnologia drag and drop (arrastar e soltar). Os pontos negativos ficam por conta do número reduzido de plugins, se comparado ao WordPress, e a limitação da personalização de layouts para usuários sem domínio próprio.

Tumblr

Tumblr

O Tumblr busca um meio-termo entre os blogs e os microblogs, como o Twitter. O diferencial dele é a possibilidade de integração imediata com outras redes sociais. Você pode, por exemplo, seguir outros endereços Tumblr, além de compartilhar links, textos, fotos e vídeos.

A facilidade de utilização e a postagem imediata de conteúdo pesam a seu favor. Por outro lado, embora seja possível editar o layout, não há tantas opções em relação aos demais. Para os usuários brasileiros outro aspecto ruim é o fato do serviço não estar disponível em língua portuguesa, o que pode ser um empecilho para alguns usuários.

Outras alternativas

BaseKit

BaseKit

Evidentemente não se trata de um programa para edição profissional de sites. No entanto, isso não significa que o resultado do seu trabalho será amador. Entre as opções disponíveis de template, há vários deles bem desenhados para edição.

O sistema de exibição de itens editados é similar ao de editores de imagem como o Photoshop, ou seja, por camadas. Elementos de vídeo e imagens ou mesmo a integração com outros serviços, como o Flickr ou o Twitter, também podem ser adicionados com muita facilidade. E aproveite, porque os usuários que criarem suas contas até o final do ano poderão usufruir do serviço gratuitamente.

BlinkWeb

BlinkWeb

A mesma técnica de construção de sites utilizada no BaseKit é adotada no serviço BlinkWeb. No entanto, embora disponibilize alguns tutoriais passo a passo para a construção de uma página, a ferramenta apresenta opções mais limitadas de edição.

Disponível apenas em inglês, o que pode dificultar a edição de conteúdo, o BlinkWeb permite integração direta com domínios .com. Assim, caso você queira investir no seu site comprando uma URL personalizada, poderá integrar com facilidade o site ao novo endereço.

Edicy

Edicy

Prático e disponível em português, o Edicy se mostra uma ferramenta eficiente e permite que mesmo usuários leigos criem sites visualmente agradáveis e profissionais. Em termos de layout a limitação é clara: são apenas 20, mas todos de muito bom gosto.

Caso tenha mais afinidade com o tema, você poderá ainda editar os código fonte e integrar suas páginas ao Google Analycts, um dos serviços mais utilizados para mensurar quantidade de acessos e estatísticas de busca. O painel de controle é intuitivo e com um número considerável de recursos.

Jimdo

Jimdo

O Jimdo é um serviço similar para criação de páginas na web. Seu principal diferencial fica por conta do foco das páginas disponíveis e do perfil de usuários que utiliza a ferramenta: em geral usuários corporativos que querem criar uma página pessoal.

Outro aspecto bastante útil é a possibilidade de integrar um blog além das páginas habituais da web. Assim, o usuário consegue até diferenciar em seções um conteúdo institucional permanente com opiniões pessoais de vários outros editores.

Moogo

Moogo

Se você pretende criar uma página simples apenas para começar a dar os seus primeiros passos no mundo da web, o Moogo é uma ótima escolha. Suas limitações não devem incomodar usuários novatos, já que elas estão relacionadas à inclusão de propagandas nas páginas que você cria.

Para eliminar as propagandas é preciso adquirir a versão paga do serviço. Em termos de layout o serviço conta com 27 opções no total, todas elas básicas e com poucas variações. O gerenciamento da página conta com uma interface completamente em português.

TypeRoom

TypeRoom

O TypeRoom adota um sistema modular de edição de conteúdo. Para mudar um cabeçalho, por exemplo, basta clicar sobre ele e selecionar uma nova imagem que, necessariamente, deve ter o mesmo formato e extensão. Se a edição é simples, o mesmo não se pode dizer da postagem de conteúdo.

Para isso o usuário precisará ter acesso a um programa de FTP para fazer upload dos arquivos. Além disso, é preciso manter a base de dados editados no PC, caso precise de outras correções e atualizações da página. A utilização gratuita é limitada a dez páginas por mês. Para quantidades acima disso é preciso adquirir um plano pago.

WebStarts

WebStarts

O WebStarts também trabalha com duas opções para o usuário: edição de sites gratuitos ou pagos. A maior parte das ferramentas básicas está disponível na versão grátis, de forma que você pode criar a sua página com tranquilidade sem se preocupar se algum essencial não está disponível.

A interface do editor de conteúdo não está disponível em português, contudo o visual se assemelha muito às páginas editadas no Google Docs. Dessa forma o usuário, mesmo inexperiente, não terá problemas de adaptação ou familiaridade com o sistema.

Yola

Yola

O Yola é uma das ferramentas alternativas mais completas para criação de páginas na web. As opções de edição estão disponíveis apenas em inglês, mas de forma alguma esse aspecto compromete o entendimento do usuário iniciante.

Os menus são intuitivos e é possível conferir em tempo real o resultado da edição das páginas. O serviço permite a integração com widgets, postagem de imagens, vídeos e arquivos de áudio. Para aqueles que buscam algo um pouco mais elaborado, o sistema do Yola suporta as funções de loja online para venda de produtos ou recebimento de donativos.

Para publicar seus arquivos será preciso contar com um programa de FTP. FileZilla e WS-FTP são duas opções simples e práticas para quem está iniciando, suprindo todas as necessidades para download e upload de arquivos.

Os serviços que listamos acima podem não servir para os usuários mais experientes e exigentes, no entanto suprem com muita eficiência as necessidades básicas daqueles que estão iniciando no mundo da web. E, nesse segmento, quanto maior for a sua prática, melhores serão os seus resultados no futuro.

.....

O que você achou desta seleção? Você utiliza alguns dos serviços acima ou prefere outro que não está nessa lista? Participe comentando e ajude a ampliar as opções disponíveis para outros usuários.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.