0800 Dados: projeto permitirá o acesso gratuito à internet pelo celular

2 min de leitura
Imagem de: 0800 Dados: projeto permitirá o acesso gratuito à internet pelo celular
Imagem: Hometown Bank Corp

Se depender dos esforços da Qualcomm em firmar parcerias com as quatro maiores operadoras do Brasil – TIM, Vivo, Claro e Oi –, em breve você poderá acessar gratuitamente sites de serviços públicos e privados gratuitamente através de seu dispositivo móvel, mesmo se a sua linha não tiver um plano de dados ativo. Trata-se do projeto 0800 Dados, uma iniciativa inédita do mundo e que começou a ser planejada a cerca de dois anos atrás.

Tendo sido baseada no modelo clássico de ligações – onde a parte interessada, como uma empresa ou um órgão governamental, que paga pela chamada do civil –, o 0800 Dados visa permitir que qualquer pessoa consiga acessar alguns serviços virtuais básicos sem precisar gastar dinheiro assinando um pacote de dados ou gastando créditos de seu plano pré-pago.

“Imagine que você faz uma ligação 0800 para uma companhia e ela pede que você acesse um site para ser atendido. O que acontece se você não tiver um plano de dados nesse momento?”, questiona Cristiano Amon, brasileiro que ocupa o cargo de vice-presidente executivo da Qualcomm Technologies. Durante a Futurecom 2014 (evento que ocorreu em São Paulo entre os dias 13 e 16 de outubro), o executivo conversou com a equipe do TecMundo e se mostrou empolgado com os avanços do projeto.

Fomentando a inclusão digital

De acordo com Amon, a Qualcomm debateu muito com entidades governamentais (Ministério das Telecomunicações e Anatel) e já realizou um piloto do projeto na cidade de Brasília. Tendo em vista que esse teste foi um sucesso, a empresa agora está em negociações com as provedoras de internet móvel para levar a ideia adiante.

A companhia afirma que o projeto não é monetizado de qualquer maneira e não traz nenhum lucro à Qualcomm, sendo apenas uma excelente forma de fomentar a inclusão digital dos cidadãos brasileiros e acompanhar o aumento vertiginoso na venda de smartphones em nosso país. Além disso, a iniciativa é de interesse tanto para as operadoras de telefonia móvel quanto para as empresas que desejam ofertar seus produtos aos consumidores independentemente de onde eles estiverem.

Vale observar que uma empresa brasileira já está trabalhando com esse modelo de conectividade: o banco Bradesco, que desde março deste ano permite que seus clientes acessem serviços de internet banking gratuitamente através de seus dispositivos móveis (usando os aplicativos oficiais ou a URL http://www.bradescocelular.com.br/site/). Amon afirma que a ideia da Qualcomm é levar o 0800 Dados para o resto do mundo em um momento oportuno, mas o sucesso dessa internacionalização dependerá muito da regulamentação de cada país e políticas de trabalho das operadoras locais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.