Novo tipo de monitoramento na web deve estar vigiando as suas atividades

1 min de leitura
Imagem de: Novo tipo de monitoramento na web deve estar vigiando as suas atividades

Alguns pesquisadores documentaram uma nova ferramenta de rastreamento online, conhecida como “Canvas Fingerprinting” – algo como a sua impressão digital registrada na tela –, que é quase impossível de ser impedida e que provavelmente está de olho nos sites que você visita.

De acordo com a ProPublica, as ferramentas convencionais para o bloqueio de anúncios não são suficientes para conter a nova técnica. Modos “anônimos” disponíveis nos seus navegadores também não darão conta de impedir as atividades desse tipo específico de tecnologia.

A ferramenta, que foi construída pelo AddThis, instrui os navegadores web a criarem uma imagem escondida, que pode ser utilizada para rastrear os movimentos dos usuários na web – especialmente para direcionar propagandas específicas. A tecnologia começou a ser testada no início deste ano, como forma de substituir os cookies de sites.

Apesar de não existir nenhuma ferramenta capaz de bloquear o Canvas Fingerprinting, você pode utilizar algumas técnicas para combatê-lo, como os browsers Tor ou o Chameleon, instalar uma a extensão NoScript no Firefox ou bloquear por completo o JavaScript da sua máquina – é claro que as opções citadas vão interferir diretamente na qualidade da sua navegação.

A técnica de monitoramento utilizado pela AddThis já vem sendo utilizada por sites pornográficos, mas, com base nos resultados imprecisos que os usuários estão obtendo, é bem provável que os testes acabem logo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.