Como enviar fax pela internet

2 min de leitura
Imagem de: Como enviar fax pela internet

(Fonte da imagem: Reprodução/idaconcpts)

Enviar e receber documentos por fax pode parecer uma atividade antiga, mas ainda pode ser uma maneira segura e útil para compartilhar arquivos oficiais, especialmente entre empresas e agências que não aceitam a utilização de emails e meios digitais.

Porém, hoje em dia, conseguir um equipamento de fax para enviar um documento eventual pode ser muito difícil. Em geral, esses aparelhos necessitam de uma conexão com linha telefônica e assinatura de planos para a transmissão de dados.

Por isso, é interessante ter soluções mais simples e imediatas para mandar um arquivo para um aparelho de fax. Há uma maneira bem fácil de fazer isso através do seu computador se você tiver o documento digitalizado, salvo na memória do disco ou em um serviço de armazenamento na nuvem.

Utilizando o aplicativo HelloFax, você pode enviar documentos através da internet diretamente para um equipamento de fax, com a mesma facilidade de mandar um email. Basta selecionar o arquivo e informar o número do aparelho com o qual deseja se comunicar.

Fax pela web

O HelloFax suporta linhas telefônicas de diversos países, inclusive o Brasil. O programa tem planos pagos para a troca ilimitada de documentos, mas oferece 5 páginas gratuitas por mês para solucionar os casos eventuais de envio para fax que você pode vir a ter.

O aplicativo é completamente online, e você pode acessá-lo mediante um rápido cadastro com nome e endereço de email. A interface apresenta um menu no canto esquerdo da tela com os campos de envio de fax e de gerenciamento de arquivos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O programa é integrado ao HelloSign e permite que você assine ou realize anotações nos documentos sem precisar abrir editores de texto ou qualquer outro tipo de programa para fazer pequenas modificações. A seção de recebimento de fax através do HelloFax, porém, não é permitida para números fora dos Estados Unidos, do Canadá e do Reino Unido.

Para enviar um documento, utilize o campo “Send a fax”. Nessa tela, adicione um arquivo salvo no seu computador ou o selecione em um dos serviços de armazenamento em nuvem. O HelloFax é completamente integrado ao Dropbox, Google Drive, Box, Evernote e Skydrive.

Em seguida, complete o campo do número de fax para o qual deseja enviar o arquivo. Para mandar documentos no Brasil, utilize o código 55 antes do DDD para indicar o país. Se precisar transmitir mais de 5 páginas e mesmo assim não quiser assinar um plano pago, o HelloFax tem um sistema de recompensa se você compartilhar e indicar o programa nas redes sociais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.