Internet quase foi chamada catenet

1 min de leitura
Imagem de: Internet quase foi chamada catenet

(Fonte da imagem: iStock)

Assim como acontece com a maioria das invenções, a internet nem sempre teve o nome pelo qual a conhecemos atualmente. Originalmente, a rede mundial de computadores foi chamada de “catenet”, uma junção dos termos “catenated” (“concatenada”, em português) e “net”, para representar uma rede interligada em série, segundo o Gizmodo.

O termo, de fato, foi utilizado por quase dez anos, antes de chegar ao nome que estamos tão acostumados. Isso porque todo o conceito da internet foi apresentado originalmente em 1974 em um artigo feito por Louis Pouzin, que usou o nome “catenet”. Até mesmo Vint Cerf, aquele que muitos consideram o pai da internet moderna, chegou a escrever artigos se referiam à rede mundial de computadores com o mesmo título.

Com a criação dos protocolos TCP/IP por Cerf, no entanto, o nome catenet começou a perder a força, por mais que muitos ainda a utilizassem. O termo só veio a ser completamente substituído pela nossa amada “internet” em 1 de janeiro de 1983, com a inauguração dos primeiros servidores no CERN.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.