Seleção: ferramentas para criar formulários online

2 min de leitura
Imagem de: Seleção: ferramentas para criar formulários online

Nossa vida na internet costuma ser cheia de formulários. Como já estamos habituados a simplesmente preenchê-los para passar para a etapa seguinte, muitas vezes sua existência passa despercebida.  Pesquisas, cadastros e enquetes, entre muitos outros, também são parte integrada de quem tem um blog ou uma página na internet.

Para quem não tem muitos conhecimentos em programação, criação de layouts e estilos em CSS, criar formulários e deixá-los agradáveis aos olhos do seu visitante pode não ser uma tarefa tão simples.

Pensando nisso, o Baixaki fez uma seleção com programas para a criação de formulários, de forma que você possa ter opções para deixar o seu do jeitinho que imaginou sem quebrar a cabeça.

Wufoo

O Wufoo é um serviço online muito eficiente, pois sua interface gráfica amigável permite que mesmo quem não tem muita experiência no assunto monte formulários de boa qualidade sem deixar a desejar em elegância. Além disso, ele conta com formas simples para integração dos formulários no próprio site do cliente.

WufooO Wufoo apresenta diferentes temas para a personalização de seu trabalho. O serviço também oferece a criação de relatórios para o gerenciamento de dados. Para utilizá-lo é necessário efetuar o cadastro e possuir uma conta de usuário. A conta gratuita possui limitações de funcionalidades.

JotForm

O JotForm também é um serviço online. A ferramenta possui alguns modelos para ajudar usuários iniciantes ou a opção de começar um novo documento do zero. Embora os modelos possuam opções pré-configuradas, é possível alterar completamente qualquer um dos modelos disponíveis.

JotFormEste serviço também permite várias formas de disponibilização do formulário criado, sendo possível enviá-lo por email ou inseri-lo em um site ou blog próprio, bastando copiar as informações sobre o código HTML gerado. Para utilizá-lo é necessário efetuar o cadastro e possuir uma conta de usuário. Há opção para criação de conta gratuita (com limitação de funcionalidades).

FormFacil Alpha

Outra alternativa na categoria, o FormFacil Alpha também funciona online. O serviço conta com informações detalhadas para cada uma de suas ferramentas e dicas de uso. Além disso, o desenvolvimento é todo visual, ou seja, você acompanha o resultado antes mesmo de terminar o  trabalho.FormFacil Alpha

Permite o envio dos formulários via email, integração com páginas da internet ou acesso direto mediante endereço. O sistema de relatórios deixa um pouco a desejar, porém é outra ótima alternativa de serviço e gratuito.

FormSite

FormSiteO FormSite também é um serviço online e gratuito, nesta categoria. Nele, você pode construir o seu próprio documento a partir do zero, ou simplesmente escolher um modelo pronto e realizar as alterações desejadas. Permite integração dos formulários a páginas da internet ou link direto. A ferramenta permite acompanhar o progresso das pesquisas. Para utilizá-la é necessário criar uma conta de usuário.

Google Docs

Google DocsQuem já possui uma conta no Google pode acessar o Google Docs e desfrutar de mais uma de suas funções: a criação de formulários.  Embora esta funcionalidade pareça simples, ela possui diversas opções de campos e elementos, além de contar com diferentes temas para a personalização de seu trabalho. Além disso, oferece a criação de relatórios para o gerenciamento de dados recolhidos.

Os formulários criados podem ser compartilhados por meio de código. Serviço totalmente gratuito.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.