O que fazer quando a conexão com a internet fica lenta?

7 min de leitura
Imagem de: O que fazer quando a conexão com a internet fica lenta?

Parece até que cortaram o cabo de rede! (Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

Você é um dos grandes privilegiados em ter uma conexão de alta velocidade no Brasil. Acostumado a se deliciar com as maravilhas e toda a rapidez que aqueles vários MBs de velocidade podem lhe proporcionar, você não consegue nem se imaginar voltando aos tempos em que a sua música preferida era aquele característico barulho da conexão discada.

Pior ainda: você é um dos milhões de brasileiros que ainda tem que sofrer com um plano de internet caro, extremamente instável e que, vez ou outra, acaba entregando uma velocidade muito inferior àquela prometida em contrato. Bem, tanto em um caso como no outro a questão é: o que fazer quando a conexão é realmente lenta?

Nós selecionamos algumas dicas bastante simples, mas que podem ajudar no caso de sua internet ficar extremamente lenta – tudo para você não ficar tão nervoso quando for passar alguns dias de férias na praia ou na casa daquela sua vó em Pirassununguinha do Norte. Confira.

Desligue os programas secundários

Quando você estiver com uma conexão lenta, uma das primeiras ações a se fazer é economizar banda, ou seja, fazer de tudo para direcionar a capacidade disponível de internet àquilo que realmente importa. Por isso, uma boa ideia é começar desativando os programas secundários e que não são fundamentais para a sua atividade.

uTorrent e sua nova interface

Hoje em dia, com tantos serviços online (e com a hospedagem de arquivos na nuvem sendo cada vez mais utilizada), é muito comum nos esquecermos de que a maioria dos softwares que trabalha com essa conexão direta com a internet são iniciados automaticamente, junto com o sistema operacional.

Assim, aproveite para desligar o uTorrent e o DropBox, por exemplo. Comunicadores normalmente não consomem muita banda de internet, por isso, você até pode mantê-los em funcionamento (se conseguir!). Contudo, lembre-se também de que não dá para “abusar” e sair por aí procurando uma conferência em vídeo no Skype, por exemplo.

Priorize, separe e escolha o que fazer

Algumas pessoas dependem muito da internet para as suas tarefas do dia a dia. Este que vos escreve, por exemplo, curte ouvir músicas por meio do YouTube enquanto está redigindo os seus artigos. Com a internet rastejando, fazer isso só vai trazer dores de cabeça para você, afinal de contas, nada vai abrir direito (nem mesmo o site de vídeos da Google).

Com uma conexão lenta é preciso priorizar, direcionar os “esforços” da rede para o que realmente importa – e para aquilo que você é capaz de abrir no computador. Assim, uma boa ideia é separar em uma lista (ou mesmo mentalmente) tudo o que for possível de ser feito com pouca banda.

Aproveite que não há internet para se divertir no Excel (Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

Se você tem dois trabalhos de faculdade, um envolvendo vídeos que devem ser assistidos por streaming e outro no qual é preciso realizar alguns exercícios, dê prioridade para o segundo, por exemplo. Quer ouvir música? Tire a poeira dos seus CDs e aproveite para se lembrar do quanto você gostava de bandas muito estranhas!

Além disso, nesses momentos também é importante abandonar aqueles serviços online que trabalham realizando sincronizações automáticas em pequenos intervalos de tempo. Assim, em vez de escrever diretamente no Google Drive, faça “aquele” esforcinho muito especial e utilize a opção que você já tiver no PC – mesmo que isso signifique escrever no WordPad ou no próprio Bloco de Notas.

Mais carinho com o navegador

Com a internet rastejando, lembre-se de que é preciso utilizar o seu navegador de forma totalmente diferente. Se não dá para ligar o YouTube, também não recomendamos que você sobrecarregue o browser acessando, como se não houvesse amanhã, um amontoado de abas de uma só vez.

Com pouca banda, o ideal é você abrir uma ou duas páginas de cada vez. Lembre-se também do conselho anterior e não perca tempo olhando para uma barrinha de progresso. Vá fazer algumas tarefas que podem ser realizadas offline. Além disso, vá até o menu de extensões do seu navegador e desligue temporariamente todos os complementos que consomem internet.

Se você utiliza o Mozilla Firefox, outra opção muito útil é desativar o chamado “Link Prefetching”, uma função que prevê aquilo que você pode querer abrir no futuro e, em segundo plano, baixa e arquiva constantemente dados sobre os sites que você possa vir a visitar. Apesar de só funcionar em determinadas páginas, isso pode acabar “comendo” parte da sua conexão.

Para desativar essa opção, digite, na própria barra de endereços do navegador, o comando “about:config”. Se for a primeira vez que você faz isso, perceba que surge uma mensagem avisando que mexer nessas configurações pode ser perigoso. Clique em “Serei cuidadoso, prometo!” e siga em frente.

No campo de pesquisa disponibilizado pelo Firefox, procure o processo “network.prefetch-next”. Clique duas vezes sobre ele e, em seguida, marque a opção “Inverter valor”. Depois, cheque se a opção passa a mostrar a marcação "false". Pronto, ferramenta desativada.

Navegador para a conexão lenta

Se você não quer desconfigurar o seu navegador (que já está arrumado do jeitinho que você gosta!), uma boa alternativa é manter um browser para “momentos de desespero”. Dessa forma, você tem sempre um programa pronto para ser utilizado quando a conexão com a internet não quiser funcionar como deveria.

Você pode mantê-lo sem complementos, com o “Link Prefetching” desligado e, ainda, com várias ferramentas desativadas, como as configurações Java e Flash, por exemplo, que podem ser desligadas nas opções do programa. Outra opção interessante é aumentar a capacidade de armazenamento de cache do navegador. Com isso, ele não precisará ficar recarregando vários sites que você visita com frequência.

Navegação turbinada (Fonte da imagem: Reprodução/Opera)

Por fim, alguns browsers contam com ferramentas específicas e que podem vir bem a calhar nessas horas. O Opera, por exemplo, apresenta uma alternativa chamada de “Opera Turbo”, algo que pode facilitar a sua vida quando a internet não quiser colaborar.

No desespero, você pode ainda fazer algo estranho – e até mesmo desconfortável – na hora de navegar: procurar a versão web das páginas visitadas. A maioria delas conta com versões especificas para internet móvel, mais leves e acessíveis. Uma boa dica, nesse caso, é colocar um “m” antes do link desejado:

  • “www.m.sitequequeroabrir.com.br”

Outra opção muito comum – e que você também pode tentar– é o “\m\”, geralmente inserido no final do endereço. Algo como:

  • “www.sitequequeroabrir.com.br\m\”.

Altere o seu DNS

Muitas vezes a causa da lentidão da sua internet pode não ser o provedor, mas sim o DNS que você está utilizando. Trocá-lo por outro é muito fácil, e opções gratuitas não faltam. O mais popular do mundo, por exemplo, é oferecido por ninguém menos do que a Google. Caso não saiba como alterá-lo, clique aqui e confira várias explicações de como você deve proceder.

Apele para alguns programas

Existem vários programas que se dizem capazes de ajudar na hora de dar uma turbinada na sua conexão com a internet. São aplicativos que pulam de um DNS para o outro, desligam funções do PC e diversas outras ferramentas. Nós até produzimos um artigo reunindo as melhores alternativas que trabalham nesse sentido.

Caiu? Use o plano de dados do celular

Se você está em um lugar remoto ou a sua conexão caiu completamente, uma alternativa desesperadora, mas que pode funcionar, é transformar o seu smartphone em roteador, fazendo-o dividir o plano de dados móvel com o seu computador (caso seja um notebook ou uma máquina com conexão wireless, é claro).

Fazer isso em gadgets com sistema operacional Android ou mesmo no iPhone é uma tarefa mais simples do que você imagina. Clique aqui para conferir um passo a passo ensinando direitinho como configurar o seu aparelho.

Reconheça a derrota!

A sua internet morreu, você não conta com nenhum gadget com conexão por meio de plano de dados e nem um pai de santo faz o seu modem ressuscitar. Bem, aí você vai precisar apelar. Dessa forma, aproveitando toda a sua cara de pau, vá até o seu vizinho e pergunte se ele pode dividir a conexão por um tempo com você. Nesses casos, prometer que o favor será retribuído é um argumento muito importante!

Se vocês não forem lá muitos amigos, você ainda pode pegar o seu notebook e procurar um local com conexão gratuita, como um shopping, um café ou uma escola, por exemplo. Caso o seu PC não seja portátil, ir até uma lan house é, talvez, a única opção que resta para você conseguir navegar na internet.

Por fim há ainda uma última opção. Se você não tem nada de urgente para fazer na rede e tudo o que você queria mesmo era curtir umas fotos e postagens no Facebook, aproveite para sair dar uma volta por aí, deixando o mundo virtual para mais tarde. Mas que a internet não demore para voltar, é claro!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.