O que é um cabo ótico?

2 min de leitura
Imagem de: O que é um cabo ótico?

Cabos óticos são equipamentos que transmitem dados através de luz. Eles podem ser feitos com emaranhados de fibras de vidro ou plástico, o que lhes confere algumas vantagens e desvantagens em relação ao cabo coaxial (muito utilizado em antenas e serviços de TV a cabo).

A construção dele é feita a partir das fibras óticas, que são revestidas primeiramente por uma camada de resina, coberta por outra de plástico. A ideia é proteger as fibras e a condução da luz, sem deixá-la escapar ou se misturar, o que garante a boa qualidade da transmissão de dados.

Para utilizar um cabo ótico é necessário fazer uso das conexões apropriadas para o sistema. Os equipamentos de saída e entrada devem ter essa possibilidade. No modelo não é permitido utilizar outras pontas para a conexão, já que a forma de transmissão é outra.

Modelo RCA.

Prós e contras

A principal vantagem do cabo é que a maneira de transmissão do sinal é livre das interferências que outros aparelhos podem causar, o que acontece frequentemente em cabos coaxiais ou nos modelos de cabos mais finos com conectores RCA (os famosos plugues de três pontas nas cores vermelho, amarelo e branco).

Outro ponto positivo é que em Home Theaters você envia apenas um cabo de entrada no aparelho, sem ter que conectar diversos deles, como ocorre nos outros sistemas. A maior desvantagem é a pouca maleabilidade do cabo, que é mais rígido do que os modelos RCA e não pode ser dobrado em ângulos muito agudos, o que torna sua utilização mais difícil em algumas situações - por trás de móveis e rodapés. Seu preço já foi bem acima dos modelos coaxiais de boa qualidade, mas hoje a diferença é pequena.

Cabo ótico.

Utilizações

A variedade de aparelhos que fazem uso de conexões óticas aumenta a cada dia. Boa parte dos novos consoles, televisores, home theaters e demais aparelhos já se adéquam ao sistema. O grande problema é que é necessário que todos os seus aparelhos tenham suporte a conexões óticas, o que nem sempre é muito fácil de conseguir.

Outro problema é que boa parte dos receptores desse tipo de sinal contam com apenas uma entrada ótica. Se ligou o vídeo game, precisa retirar o cabo para ligar o computador, o que não é muito cômodo, em especial se todos os conectores ficam atrás dos aparelhos utilizados.

Conexão HDMI

HDMI

A grande vantagem do HDMI em relação a todos os sistemas já conhecidos de transmissão de dados é sua capacidade de enviar informações de áudio e vídeo por um único cabo. Nenhuma outra forma de conexão é capaz de realizar isso com tamanho sucesso.

Por esse motivo muitos sistemas já passaram a abandonar a conexão ótica e diversas outras para dar espaço ao HDMI, que promete ser o modelo mais promissor de cabeamento. Já está em desenvolvimento, inclusive, o novo formato de HDMI, que transmite resoluções maiores, suporte para 3D e poderá até enviar dados. Confira mais sobre ele neste link.

E você, o que pensa sobre os formatos descritos? Acha mesmo que a conexão ótica tem seus dias contados? Nosso portal conta com a sua opinião sobre o tema!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.