China amplia bloqueio interno fechando redes privadas de internet

1 min de leitura
Imagem de: China amplia bloqueio interno fechando redes privadas de internet

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)

Na China, a internet não é igual ao acesso aqui no Brasil, por exemplo. Existe um grande bloqueio interno imposto pelo governo chamado pela imprensa de “Great Firewall” (em referência à Muralha da China), o que impede que a população acesse normalmente uma série de páginas consideradas perigosas ou ilegais, normalmente de outros continentes.

Agora, assim como em ocasiões anteriores, o governo estaria ampliando ainda mais o alcance dessa restrição, eliminando até redes particulares virtuais (ou VPN), um sistema criptografado de comunicação que permitia o acesso às páginas bloqueadas.

No escuro

Segundo o The Guardian governo chinês estaria utilizando uma nova ferramenta capaz de descobrir e bloquear essas VPNs, incluindo vários protocolos utilizados pelo Astrill, um dos principais servidores de conexões privadas dentro e fora da China.

E não é tão fácil bloquear quem tenta acessar YouTube, Facebook ou páginas que sejam proibidas pelo governo: em vez de desativar apenas a rede privada, a tal ferramenta estaria bloqueando a conexão inteira das pessoas, deixando-as ainda mais isoladas do mundo digital.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.