Internet contribui com até 2,5% do PIB da Argentina, Brasil e México

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(Fonte da imagem: Reprodução/EFE)

Se fosse uma indústria, a internet equivaleria a todo o setor de hotéis e restaurantes argentinos. É o que revela uma pesquisa da consultoria Mckinsey & Company divulgada na última quinta-feira (29) pela Google Colômbia, que aponta que a rede mundial de computadores representa entre 2 e 2,5% do PIB (Produto Interno Bruto) da Argentina, Brasil e México.

Segundo Ana Lucía Lennis, gerente de Assuntos Públicos da Google Colômbia, a quantidade de dinheiro gerada pela internet é equivalente a toda a indústria mineradora brasileira. Segundo o estudo, a cada 10% de penetração que a banda larga tem em um país, seu PIB médio tende a aumentar em 3,2% e a produtividade dos trabalhadores é incrementada em 2,6%.

Banda larga gera crescimento econômico

“A aposta dos governos para acabar com a exclusão digital para que mais pessoas estejam conectadas tem um impacto direto no crescimento econômico dos países”, afirmou a direção da Google. Segundo Ana Lucía, a existência da internet possibilita que as indústrias de países em desenvolvimento cresçam em um ritmo mais acelerado do que suas equivalentes criadas em países desenvolvidos.

Como exemplo, ela cita o fato de que é muito mais fácil realizar pagamentos móveis no Quênia do que no estado norte-americano do Kansas, já que a falta de um sistema já estabelecido permitiu que a rede ganhasse espaço no país africano e servisse como meio de solucionar um problema.

Empresas da internet vendem mais

O relatório da Mckinsey & Company também mostra que cada posto de trabalho perdido em pequenas e médias empresas gera 3,2 vagas na internet em países em desenvolvimento. Em comparação, nos países desenvolvidos a taxa fica em 1,6 vaga criada para cada emprego perdido em negócios que seguem modelos considerados tradicionais.

A consultoria afirma que a cada ano são criadas 150 mil novas empresas relacionadas à internet na América Latina, número que tem um grande impacto na economia dos países pertencentes à região. Segundo o relatório, iniciativas que investem na rede vendem uma quantidade de produtos 7% maior em uma velocidade que se mostra 9% mais rápida.

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