Car Tech: In Dash Computer

2 min de leitura
Imagem de: Car Tech: In Dash Computer

Os carros estão cada dia mais tecnológicos, por que não integrar um computador de fato ao centro multimídia do veículo? Pois foi exatamente isso que a Ford fez com o In Dash Computer em suas camionetes. Além das funções corriqueiras de um computador de bordo, ele permite a visualização e edição de documentos, navegação web, acesso remoto a outros computadores e até mesmo uma impressora. Não é à toa que a montadora se refere a ele como “escritório sobre rodas”.

Muitos proprietários de veículos da marca Ford utilizam seu carro como instrumento de trabalho, assim como seus laptops e pastas de documentos. Percebendo essa necessidade, o In Dash Computer integra todas as principais funções de um computador dentro do próprio veículo. Assim seus clientes não precisam mais interromper o trabalho para retornar ao escritório só para verificar informações ou buscar um documento que lhes falta.

Especificações e sistema

Desenvolvido pela Magnet Marelli, o In Dash Computer possui um visor touchscreen de 6,5” e roda o sistema operacional Windows CE 6.1. Além de portas USB, entrada para cartão de memória e interface para a integração com telefones móveis via Bluetooth, ele possui um opcional para internet banda larga remota conhecida como Sprint. O conjunto com teclado e apontador wireless acompanha o computador, mas se você preferir toque diretamente a tela.

Internet banda larga no painel do carro.

O computador possui uma versão do Office com editores compatíveis com os formatos do Word, Excel, Power Point e leitor de arquivos PDF. Outras ferramentas comuns de um escritório também se fazem presentes como gerenciador de documentos, calendário e calculadora. Mas as opções de maior destaque ficam por conta dos recursos web: navegador de internet, GPS, gerenciador de email e o serviço LogMeIn.

Tudo em suas mãos

O LogMeIn é um software que permite o acesso remoto a outros computadores da rede. Com ele você acessa qualquer documento do computador da sua casa ou do seu escritório a partir do veículo. Dessa maneira, você pode salvar os documentos na memória Flash local ou armazená-los remotamente em outro computador.

Outro acessório que pode ser adquirido separadamente é uma impressora jato de tinta wireless. Com documentos sendo impressos a qualquer lugar, seu escritório sobre rodas fica completo. Ao final, o vídeo de apresentação faz a brincadeira: “e ele serve café?”, como se esta fosse a única função de um escritório físico que ele não seja capaz de substituir.

Outras possibilidades

Por não se tratar do foco do In Dash Computer, a página de demonstração do recurso não menciona se o computador possui integração remota de mídia, o que parece perfeitamente viável. Dessa maneira o usuário poderia acessar fotos, músicas e vídeos do computador da sua casa e reproduzi-los diretamente em seu veículo.

Todas as funções principais de um PC.

A performance e as configurações do computador não foram especificadas, também nada foi mencionado se novos softwares podem ser instalados. O acessório é um opcional disponível apenas para modelos F-150, Super Duty, Transit Connect e vans da série E. Foi lançado no mercado norte-americano em 2009 e ainda não possui data confirmada para chegada ao Brasil.

Será que novas montadoras vão adotar a ideia da Ford de trazer um computador com internet para dentro do carro? Quais recursos você espera ver rodando na tela dos computadores in dash no futuro?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.