Já imaginou como seria o mapa da internet?

1 min de leitura
Imagem de: Já imaginou como seria o mapa da internet?

(Fonte da imagem: Reprodução/Internet Map)

Sabe aqueles momentos em que você está à toa e procura algo interessante para fazer? Muitos de nós vamos olhar as novidades no Facebook ou qualquer outra bobagem para matar o tempo, mas o russo Ruslan Enikeev decidiu aproveitar o tempo livre para mapear a internet e exibir os sites de uma maneira bem diferente daquela com que estamos habituados.

O Internet Map pode não ter um nome muito original, mas chama atenção por seu funcionamento. O mapa até parece um céu repleto de estrelas, mas basta se aproximar dos círculos coloridos para perceber que cada um dos pontos espalhados na tela corresponde a uma página.

Mais do que isso, a organização é um dos destaques. Como pode ser percebido logo de início, algumas circunferências são maiores do que outras, indicando o tamanho do endereço em questão. Não é difícil perceber que as que mais se destacam na visão geral são Facebook, Google e Yahoo.

O Brasil são os círculos amarelos. (Fonte da imagem: Reprodução/Internet Map)

Além disso, a salada de cores também tem seu próprio significado. A ideia de Enikeev era exatamente mostrar em que países os principais sites se encontram. Assim, você pode perceber o quão grande é a influência norte-americana na internet e a participação de outras nações — incluindo o próprio Brasil.

O assunto de cada site também influencia seu posicionamento. Assim, se determinado tema é de interesse de diversos países, páginas referentes a ele estarão exatamente na fronteira. É por esse motivo que há várias páginas pornográficas situadas entre Brasil e Japão.

Para ajudá-lo a descobrir a relevância de sua página favorita no mar de informações, há um serviço de busca que indica sua exata localização. No entanto, é importante levar em consideração que nem todos os endereços estão catalogados.

Fonte: Internet Map, The Guardian

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.