Google Duplex é lançado oficialmente no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Google Duplex é lançado oficialmente no Brasil

O Google anunciou hoje (14) a chegada oficial do Duplex no Brasil. A tecnologia utiliza inteligência artificial e linguagem natural para automatizar tarefas cotidianas, como marcar compromissos por telefone e atualizar cadastros, por exemplo.

A novidade foi revelada durante um evento do Google no Brasil. Segundo Fábio Coelho, presidente da companhia no país, o objetivo do Duplex é ajudar na conexão entre empresas e clientes "de forma cada vez mais natural".

No Brasil, a tecnologia já está sendo utilizada em testes de três formas, segundo o Google: fazer ligações para atualizar informações de negócios no Maps e Busca, automatizar tarefas na internet e realizar consultas de local de votação.

Como o Google Duplex funciona no Brasil?

O processo de atualização de cadastro utilizará a impressionante linguagem natural de voz do Google Duplex em ligações para negócios no Brasil. As empresas serão contatadas via telefone pela gigante das buscas para alterações de informações que são exibidas no Maps e também no Google Search.

Segundo o Google, mais de 200 ligações por dia são realizadas usando o Duplex e mais de 50 mil negócios já foram atendidos pela tecnologia no Brasil. "Assim que alguém atende o telefone, o Duplex explica que a ligação faz parte do processo de atualização do Google Maps, pedindo em seguida para confirmar os horários de abertura e fechamento", explica a companhia.

Google: IA diz que gostaria de ser tratada como uma pessoa

Além do uso para empresas, o Duplex também está em testes no Brasil como uma ferramenta de automação de compras. Em parceria com a Ingresso.com, a tecnologia permite comprar ingressos de cinema diretamente na página de busca, agilizando um processo que pode ser complexo para pessoas que não tem familiaridade com o mundo digital.

Em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o recurso ainda será utilizado para facilitar a busca de local de votação para as próximas eleições, que acontecem em outubro. O Duplex poderá ser utilizado com a Google Assistente para obter a informação no site do TSE sem dificuldades, segundo a companhia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.