Inventores da tecnologia Wi-Fi vencem batalha multimilionária de patentes

1 min de leitura
Imagem de: Inventores da tecnologia Wi-Fi vencem batalha multimilionária de patentes

(Fonte da imagem: iStock)

O CSRIO — órgão do governo australiano de pesquisa científica e industrial — venceu uma importante batalha de patentes nos Estados Unidos. Depois de provar que foi o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia wireless, ou seja, a base dos sinais Wi-Fi utilizados por computadores, smartphones e aparelhos com conexão à internet de todo o mundo, o órgão deve receber milhões de dólares devido às licenças e acordos com as empresas que fabricam e comercializam esses aparelhos.

A tecnologia foi inventada nos anos 90, e desde 2005 o órgão vem processando as empresas que utilizam a tecnologia sem licença. De acordo com uma notícia publicada pelo site Physorg.com, em 2009 os australianos receberam 212 milhões de dólares depois de vencer processos contra 14 empresas. Agora, devem receber 230 milhões após realizar acordos com outras 23 companhias.

Como surgiu a tecnologia WLAN

Um time de inventores, liderados por John O’Sullivan, desenvolveu a tecnologia enquanto realizava um estudo sobre radioastronomia. Eles tentavam solucionar um problema relacionado aos sinais de onda de rádio, que sofriam distorções e eco ao encontrarem superfícies em ambientes fechados.

O problema foi solucionado com o desenvolvimento de um chip que transmitia os sinais enquanto diminuía a distorção e o eco, levando os australianos a vencer a corrida contra empresas de comunicação de todo o mundo, que tentavam resolver o mesmo problema.

O ministro de ciências e pesquisa australiano, Chris Evans, afirmou que esta é uma importante batalha a ser vencida, pois a Austrália deve proteger a propriedade intelectual de seu país, e as empresas vendendo bilhões de produtos devem pagar pela tecnologia que estão empregando.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.