Como funciona o comércio de domínios na internet

1 min de leitura
Imagem de: Como funciona o comércio de domínios na internet

(Fonte da imagem: iStock)

Quem é que nunca digitou o endereço de um site na internet e acabou indo parar em páginas diferentes das que estava esperando? Às vezes, trocar apenas uma letra do endereço é o suficiente para que isso aconteça. O principal motivo é o comércio de domínios, que movimenta muito dinheiro em todo o mundo – e começa a ser cada vez mais presente no Brasil.

Atualmente, existem muitas pessoas especializadas no comércio dos domínios digitais. Para obter sucesso nesse mercado, é necessário possuir raciocínio rápido e agilidade na hora de buscar e registrar os endereços. Em muitos casos, também é necessário exercitar a paciência, pois nem sempre a resposta financeira vem com a velocidade que se espera.

Como foi relatado pelo Olhar Digital, há duas formas principais de realizar as compras dos domínios, ambas muito simples. Uma delas exige apenas que você acesse o site “Registro.br” e localize endereços disponíveis, efetuando a compra dos desejados por R$ 30. A segunda é por leilões de domínios abandonados, que são realizados pelo “Registro.br” quando os endereços abandonados se acumulam.

(Fonte da imagem: iStock)

A ética é necessária?

Muitos acabam se encantando pela ideia de ganhar dinheiro fácil e se esquecem de ser éticos na hora de registrar domínios. Um exemplo: há muitas pessoas que registram domínios brasileiros de empresas norte-americanas antes que elas venham para cá. O domínio fica parado até que alguém decida comprá-lo.

Em alguns casos, as corporações podem entrar na justiça para pedir a recuperação do endereço, comprovando que o proprietário dele “agiu de má fé” ao registrá-lo. O problema é que se a pessoa atribuir qualquer funcionalidade à página (sendo ela relacionada diretamente ao nome), a ação judicial pode ser inviabilizada.

Ganhando dinheiro honestamente

Nem toda sagacidade precisa estar relacionada a algo ruim. Há vários domínios que valem muito dinheiro e foram comprados de maneira honesta. Endereços mais genéricos, por exemplo, podem ser uma ótima opção. O site “www.imoveis.com.br”, por exemplo, foi comprado por 30 reais e vendido por 300 mil.

(Fonte da imagem: Reprodução/Registro.br)

Se você ficou morrendo de vontade de faturar uma graninha extra, acesse o site “Registro.br” e veja se você consegue encontrar algum domínio rentável disponível. Basta digitar o que você deseja na barra de busca do sistema e então clicar sobre “Pesquisar”. Se ele estiver livre, uma mensagem oferecendo o registro será mostrada na tela.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.