Happy hour virtual: como organizar e por que ele vai melhorar o seu humor

3 min de leitura
Imagem de: Happy hour virtual: como organizar e por que ele vai melhorar o seu humor

Em meio ao surto do novo coronavírus, a ordem suprema das autoridades é: não saia de casa. Muitas empresas atenderam à recomendação e adotaram o regime de home office. No entanto, o distanciamento social pode ser algo psicologicamente pesado para muita gente, principalmente quando associado a uma pandemia que nos faz abdicar do direito de ir e vir para respeitar e preservar o próximo.

Se você já está sentindo falta dos seus amigos e colegas de trabalho, organizar um happy hour virtual pode ser uma boa saída para reunir todos em um papo online. A ideia é divertida, grátis (ou pelo menos muito barata) e pode ajudar a melhorar o humor e dar uma injeção de ânimo em quem mais precisa.

É claro que o resultado não é exatamente o mesmo que encontrar os amigos em um bar, mas compartilhar a sua nova rotina, frustrações, sucessos ou simplesmente tagarelar sobre BBB na frente de uma tela pode ser exatamente o que você está precisando neste momento.

A psicóloga Heloisa Caiuby, da plataforma de terapia online Vittude, explica a importância desse tipo de evento. "O ser humano é gregário, isto é, vive em sociedade. Uma das necessidades mais básicas é o contato. A quarentena, ou o afastamento compulsório de outras pessoas, traz a sensação de isolamento, desamparo e, inclusive, depressão. A tecnologia é uma ferramenta excelente para suprir, ao menos em parte, esse sentimento. Podemos nos olhar, falar, rir juntos, compartilhar sentimentos, pedir 'colo virtual', trabalhar e até fazer terapia. Você pode sentir que continua a fazer parte de uma comunidade, que há gente do lado de lá da sua tela que se importa com você", completa Heloisa.

Se você gostou da ideia, mas não sabe como colocar em prática, confira nossas dicas para ter um happy hour virtual de sucesso.

1. Escolha a plataforma

O ideal é escolher um serviço com que todos estejam familiarizados. As opções são muitas: Zoom, Google Hangouts, Facebook, Skype e até mesmo o Instagram permitem reunir vários amigos em uma mesma chamada de vídeo.

2. Defina o horário do encontro

Assim como você faria em um happy hour no mundo físico, é preciso ter um horário para começar. É muito provável que aquele amigo atrasado também seja o último a conectar e se juntar ao grupo. Da mesma forma, os mais festeiros serão os últimos a deixar a sala.

3. Crie uma playlist colaborativa

Uma festa não é uma festa sem música, não é mesmo? Ferramentas como Spotify permitem criar playlists colaborativas, onde cada convidado adiciona a música que preferir e, na hora do encontro, é só deixar o som rolar. Se você não sabe como usar o recurso, o TecMundo tem um tutorial ensinando passo a passo.

4. Bebidas e petiscos

Incentive seus convidados a separarem algum petisco e bebidas de sua preferência para participar do evento, assim vocês não ficam apenas olhando para a tela sem nada nas mãos, como em uma reunião formal de trabalho. Pizza sempre é uma boa ideia.

5. Prepare o look

Colocar uma roupa bacana para ficar em casa é bem coisa de Natal em família, não é mesmo? Mas se levarmos em consideração que as oportunidades para você realmente se arrumar para ver outras pessoas será escassa, por que não aproveitar e sair bem nas fotos da galera? Além de tudo, ajuda a dar um up na autoestima.

6. Compartilhe conteúdo

A grande maioria das plataformas de chat por vídeo permitem reproduzir a tela do computador. Esse recurso pode ser usado para mostrar um clipe musical para os amigos ou até mesmo um vídeo engraçado visto durante o dia.

7. Mantenha o clima leve

Estamos vivendo uma situação sem precedentes, então é natural que nossos dias sejam sobrecarregados e recheados de preocupações e ansiedade. Aproveite este momento para se divertir e manter conversas leves e agradáveis com aqueles que você ama.

E você, já aderiu ao happy hour virtual? Conte sua experiência aqui nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.