Extensão para Chrome modera e identifica comentários agressivos na internet

1 min de leitura
Imagem de: Extensão para Chrome modera e identifica comentários agressivos na internet

A Jigsaw, incubadora da Alphabet, desenvolveu uma extensão para Google Chrome que promete moderar comentários na internet no YouTube, Facebook, Twitter, Reddit e Disqus. Apelidada de Tune, a ferramenta tem como propósito tornar a experiência online mais agradável. Para isso, ela permite que o usuário defina níveis de exibição de comentários, que vão desde a filtragem de determinados tipos de palavras ou frases até o bloqueio completo dessas opiniões.

A Tune usa aprendizado de máquina para detectar a possibilidade de um comentário ser tóxico ou não. No caso, a tecnologia empregada se chamada “Perspective”. Ela é uma API criada pela própria Jigsaw em 2017, para combater agressões e assédios online, e tem sido usada como meio de moderação por sites, como The New York Times, The Guardian, The Economist e Wikipedia.

A extensão ainda está em fase experimental, por isso pode apresentar algumas falhas no momento de exibir alguns comentários. Por exemplo, ela pode ocultar o que não é considerado ofensivo pelo usuário e mostrar algo definido como normal.

Usar a Tune é bem fácil, basta girar o círculo seletor que aparece logo quando se clica sobre a ferramenta. Apesar disso, só foi possível visualizá-lo em ação ativando as opções “hide all” – que esconde todos os comentários –, como pode ser visto acima no Facebook, à esquerda, e no YouTube, à direita. Isso acontece porque a extensão foi programada para detectar somente comentários em inglês.

Segundo os criadores da Tune, ela não deve ser vista como uma solução definitiva para assédios ou ataques online. É “uma experiência que pode mostrar às pessoas como a tecnologia de aprendizado de máquina pode criar novas maneiras de protegê-las enquanto leem discussões online”, afirma a descrição da extensão. Ainda não há informações se ela estará disponível em outros idiomas. Ficou curioso? Então clique aqui para baixar o Tune!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.