Nostalgia pura: navegue por aí como se estivesse no início dos anos 90

1 min de leitura
Imagem de: Nostalgia pura: navegue por aí como se estivesse no início dos anos 90

A internet comercial é uma invenção bastante recente, mas ela mudou tanto em pouco tempo que, às vezes, nem percebemos esse salto. Para entender essa transformação, nada melhor do que acessar um site que reproduz a WorldWideWeb – WWW ou, em português, rede mundial de computadores –, com uma interface que remete ao início da década de 1990.

É essa experiência que um time de designers e desenvolvedores do CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear – deseja recriar por meio de uma versão do navegador original, que pode ser explorada em um navegador comum – Chrome ou Firefox, por exemplo. O projeto foi criado em homenagem aos 30 anos do desenvolvimento da web, em março de 1989.

O browser pode ser acessado aqui e, apesar de estar em inglês, é bem simples de ser usado. Para visualizar uma página a partir dele, basta seguir estes passos:

  1. Vá até “Document”
  2. Depois em “Open full document reference”
  3. No campo “Reference”, digite uma URL, iniciada com o protocolo “https://”
  4. Encere em “Open”.

Veja como ficou o site do TecMundo na versão do início dos anos 90:

Fonte: Reprodução/World Wide Web/CERN.

A rede mundial de computadores foi criada por Tim Berders-Lee – físico britânico e então pesquisador da CERN – com o auxílio de Robert Cailliau – engenheiro e também pesquisador da organização. No fim da década de 1980, o projeto inicial era conhecido como “ENQUIRE” e tinha apenas o objetivo de facilitar o compartilhamento local de documentos para pesquisa com outros profissionais da instituição. Mas nele já estavam presentes algumas noções básicas do que viria a ser a web.

Depois de adicionar alguns recursos, Berders-Lee passou a chamá-lo de “WorldWideWeb”. Assim essa seria a base para o que conhecemos hoje como “web”. Esse protótipo também foi melhorado ao longo do tempo, entre 1990 e 1991, até ter um servidor, navegador, hipertexto e páginas.

Para saber mais sobre a história, acesse o site dedicado ao projeto (em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.