87% da audiência do YouTube usa o site para aprender a fazer coisas novas

1 min de leitura
Imagem de: 87% da audiência do YouTube usa o site para aprender a fazer coisas novas

Você costuma pesquisar no YouTube quando precisa fazer alguma coisa que nunca fez antes? Caso a resposta tenha sido sim, saiba que você está de acordo com 87% dos usuários adultos da plataforma nos Estados Unidos, que também utilizam os vídeos do site sempre que precisam aprender a fazer algo novo e consideram essa função como muito importante. A pesquisa em questão foi feita pelo Pew Research Center e ouviu 4.594 pessoas.

Outras formas de uso populares do site são passar o tempo (citado por 68% dos entrevistados), procurar vídeos que ajudem a decidir sobre a compra de um produto (55%) e entender o que está acontecendo no mundo (53%). Esse último ponto é mais um exemplo de como a plataforma do Google é utilizada por muita gente para ficar em dia com as notícias, algo que o site parece reconhecer ao lançar novas ferramentas de combate à desinformação.

PesquisaFonte: Pew Research Center

A pesquisa também entrevistou pais para analisar o comportamento das crianças que utilizam o site. De acordo com a organização, 81% dos pais e mães com filhos de 11 anos ou menos disseram que deixam as crianças assistirem ao conteúdo do site, por mais que o YouTube diga não ser recomendado para menores de 13 anos. Para esses casos, o ideal é utilizar o YouTube Kids, versão com mais opções de controle parental e uma curadoria de vídeos apropriados ao público, embora isso nem sempre funcione da forma como deveria.

Os resultados também mostram como o algoritmo da plataforma é importante na escolha do próximo vídeo. Entre os entrevistados, 81% afirmaram assistir pelo menos ocasionalmente os vídeos que o YouTube recomenda como próximo na lista de reprodução automática. A pesquisa da Pew Research também analisou esse tipo de conteúdo e percebeu que o site tende a recomendar vídeos cada vez mais longos para os usuários que aceitam as sugestões.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.