YouTube testa novo codec que promete reduzir consumo de dados do streaming

1 min de leitura
Imagem de: YouTube testa novo codec que promete reduzir consumo de dados do streaming
Imagem: mozilla

O YouTube começou a testar um novo codec de vídeo que promete reduzir em até 30% o consumo de dados que plataformas de streaming impõem à nossas conexões com a internet. Incialmente, somente quem estiver usando o as versões beta do Chromev70 e do Firefox em sua edição Nightly poderão assistir vídeos através do AV1.

Além de diminuir o consumo de dados, esse novo codec também deve garantir uma execução de vídeo mais estável, sem travamentos ou pequenas interrupções. Vale destacar que, apesar de estar sendo testado pelo YouTube, o AV1 não é uma criação da Google.

O recurso foi desenvolvido pela Alliance for Open Media, que é basicamente um grande consórcio com empresas de mídia, streaming e internet no geral. O objetivo do AV1 é substituir o codec mais popular atualmente, conhecido como VP9.

youtube

Contudo, o AV1 ainda não está pronto para tal. Isso porque os testes estão sendo feitos apenas com vídeos em 480p ou resoluções inferiores. Em outras palavras, o codec ainda não está completamente adequado para vídeos em alta resolução.

Para participar do teste, usuários do YouTube precisam, além de ter instaladas as versões corretas dos navegadores da Mozilla e da Google, configurar flags que ativam o AV1. Por fim, há uma lista com 14 vídeos no YouTube que já estão funcionando a partir do novo codec.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.