12 dicas para aproveitar ao máximo o Google Maps

3 min de leitura
Imagem de: 12 dicas para aproveitar ao máximo o Google Maps

A possibilidade de utilização de um aplicativo que nos guie, não importa o destino, se tornou algo essencial no dia a dia. Apesar do uso contínuo, seja para ir até um local desconhecido ou tentar fugir do engarrafamento no fim do dia, algumas funções interessantes acabam passando despercebidas. Por isso, veja abaixo 12 dicas para aproveitar ao máximo o Google Maps.

1. Tempo de espera em restaurantes

1

É possível ver o tempo médio de espera em restaurantes. Para isso, basta procurar o local no Maps e clicar em “Mais informações”.

2. Veja o quão sofrido será seu passeio de bicicleta

2

Ao pesquisar uma rota no Maps e marcar a bicicleta como meio de transporte, ele mostra um gráfico com a altimetria das opções de percurso. Isso pode fazer toda a diferença entre um passeio tranquilo e um exercício de pura força.

3. Adicione múltiplos destinos à sua rota

O padrão é definir uma rota entre dois pontos, mas é possível adicionar outros destinos. No navegador, basta apertar no símbolo de “+” que fica logo abaixo dos endereços definidos; já no aplicativo, é só clicar nos três pontos que ficam ao lado dos endereços e adicionar uma parada.

4. Viaje no tempo com o Street View

O Street View nos ajuda a conhecer muitos lugares no mundo, mas saiba que também é possível voltar no tempo com ele. No navegador, enquanto estiver dentro de uma visualização do Street View, clique no símbolo de um relógio, na parte superior esquerda da tela. Serão apresentadas todas as opções de imagens registradas, com suas respectivas datas.

5. Meça distâncias

3

Com o Maps aberto no navegador, clique com o botão direito do mouse no ponto inicial e selecione “medir distância”. Em seguida, clique no ponto final, e a mágica está feita. É possível incluir diversos pontos e, formando um polígono, ele calcula até a área!

6. Use o aplicativo sem internet

Se você precisa ir a um determinado local e sabe que não terá acesso à internet, localize o destino pelo aplicativo e depois clique no ícone de menu na parte superior esquerda. Lá, clique em “Mapas off-line”, onde será solicitado que você selecione a área que deseja tornar disponível offline.

7. Veja todo o seu histórico de localização

É possível consultar todos os lugares onde você já esteve com seu smartphone através deste link. Caso queira desativar a função (e até apagar o histórico), clique na engrenagem que fica na parte inferior direita da tela e selecione a opção desejada.

8. Zoom com apenas um dedo

Precisa dar um zoom, mas está segurando o smartphone com uma mão só? Dê dois toques na tela, e o problema está resolvido. Se der os dois toques e mantiver o dedo na tela, pode movê-lo para cima/baixo e ajustar o nível de zoom.

9. Lembre onde estacionou seu carro

4

Quando estacionar seu carro, abra o Maps e clique na bolinha azul que representa a sua localização. Ele vai fornecer a opção de salvar estacionamento. Caso precise de ajuda na hora de ir embora, é só abrir o aplicativo, que o local estará registrado.

10. Transforme o ícone do Street View em um disco voador

Se você gosta de aliens, provavelmente já procurou a Área 51 no Maps. O próximo passo é arrastar o pequeno homem amarelo até a estrada, para tentar pelo menos ver a entrada do local. Quando você faz isso, ele é substituído por um disco voador, como uma homenagem ao local.

11. Compartilhe sua localização com amigos

5

Se precisa que alguém saiba sua localização em tempo real, o Maps tem um recurso para isso. Basta abrir o aplicativo e clicar no ícone de menu, na área superior esquerda da tela. Clicando em “Compartilhar local”, é possível selecionar quem terá acesso e o tempo em que a função ficará ativa.

12. Faça uma lista de seus locais favoritos

Sempre vai para os mesmos lugares e gostaria que eles ficassem registrados? Sem problemas. Para isso, basta pesquisar o local no Maps e clicar em “Salvar”. No menu de opções, é possível organizar os locais salvos em pastas, além de compartilhar com amigos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.