Primeiro Doodle em realidade virtual da Google é homenagem a Georges Méliès

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro Doodle em realidade virtual da Google é homenagem a Georges Méliès

Quem acessa a página inicial do Google nesta quinta-feira (3) vê no Doodle de hoje uma homenagem a Georges Méliès, o lendário ilusionista e cineasta francês, pioneiro em diversas técnicas cinematográficas e consagrado como um dos principais representantes da sétima arte. O produto da homenagem é a animação "Back to the Moon" ("De volta à Lua", em tradução livre), título em referência ao filme mais conhecido do autor, "Viagem à Lua", de 1902.

Além de uma simples homenagem, o Doodle é também o primeiro em realidade virtual feito pela Google, então, se você estiver equipado com qualquer headseat de VR, pode usufruir de uma experiência bastante imersiva. No PC ou no celular, basta movimentar a tela para os lados em 360° para acompanhar qualquer trecho das cenas animadas.

DoodleO Doodle de hoje homenageia o ilusionista e cineasta francês Georges Méliès.

Homenagem

A celebração de hoje aproveita o gancho do aniversário do lançamento de um dos grandes clássicos de Méliès, “A Conquista do Polo”: a película foi apresentada por Méliès em 3 de maio de 1912.  A filmografia do francês é repleta de temas de ficção científica com abordagens surreais e fantásticas mesmo para a época, e este tom também está presente no Doodle.

A animação foi produzida pelas equipes Google Spotlight em parceria com a Google Arts & Culture e a Cinémathèque Française.

Georges MélièsTécnicas e cenas clássicas de Georges Méliès foram reproduzidas na animação.

O museu virtual da Google, inclusive, conta com uma exposição dedicada a Méliès (disponível em português). O canal do Google Spotlight Stories no YouTube traz um making of com os bastidores da produção, enquanto o site oficial do Doodle revela uma série de detalhes bem interessantes sobre a obra de Méliès e como ela inspirou a animação feita pela gigante da web.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.