JavaScript foi a linguagem mais usada em janeiro de 2018, aponta análise

1 min de leitura
Imagem de: JavaScript foi a linguagem mais usada em janeiro de 2018, aponta análise

Criada em 1995, a JavaScript foi a linguagem de programação mais usada no mundo em janeiro deste ano, apontou o relatório divulgado pela empresa de análise de dados RedMonk. A companhia é especializada em olhar para a indústria "com foco no desenvolvimento" e divulgou recentemente um balanço tendo como base o repositório do GitHub e também o site Stack Overflow.

Antes de divulgar os dados, a RedMonk destaca alguns critérios para a elaboração da lista. Para estar presente no ranking, uma linguagem precisa aparecer tanto no Stack Overflow quanto no GitHub, mas a própria empresa reconhece que tais rankings podem não ser representativos quando se fala no uso generalizado de cada tecnologia.

A página alerta ainda que a escolha por essas duas plataformas como base da pesquisa se dá “primeiro por causa do seu tamanho e, segundo, por causa da exposição pública dos dados necessária para a análise”. Além disso, a RedMonk explica que o ranking numérico é apenas um detalhe, ou seja, as aplicações de cada linguagem são mais relevantes.

Assim, o ranking elaborado pela companhia tem JavaScript na primeira posição, com Java e Python fechando o pódio. As 20 primeiras colocações são as seguintes:

1. JavaScript
2. Java
3. Python
4. PHP
5. C#
6. C++
7. CSS
8. Ruby
9. C
10. Swift
10. Objective-C
12. Shell
12. R
14. TypeScript
14. Scala
16. Go
17. PowerShell
18. Perl
19. Haskell
20. Lua

Como é possível reparar, as linguagems Swift e Objtective-C dividem a 10ª colocação, Shell e R compartilhar a 11ª, e TypeScript e Scala dividem a 14ª. Para maiores detalhes, confirma a postagem completa no site da RedMonk.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.