Google divulga números de buscas e pesquisas sobre empresas de telecom

2 min de leitura
Imagem de: Google divulga números de buscas e pesquisas sobre empresas de telecom

Google fez um levantamento sobre o ano das empresas de telecomunicação brasileiras em sua ferramenta de busca durante 2017. Entre os insights, a procura no segmento móvel teve aumento de 22%, enquanto o segmento residencial teve alta de 19%, se comparado a 2016.

A categoria de Vídeo on Demand (VOD) ganhou relevância em 2017 se comparado à TV por assinatura. As buscas por TV por assinatura cresceram 1% enquanto VOD tiveram aumento de 85% no mesmo período. O usuário está mais criterioso em relação à sua banda larga: as buscas por sites que mensuram a velocidade da internet tiveram crescimento de 16%.

Mais pós, menos pré

O consumidor também está interessado nos Serviços de Valor Agregado (SVAs), como TIM Music, Claro Vídeo, Vivo Kantoo ou Oi Pontos

O aumento de base pós-paga e redução da base pré-paga também estão sendo notados nas buscas, visto que as da modalidade "controle" e dos planos "pós-pagos" crescem num ritmo mais acelerado que as de planos pré-pagos (64% e 62% contra 22%, respectivamente).

O consumidor também está interessado nos Serviços de Valor Agregado (SVAs), como TIM Music, Claro Vídeo, Vivo Kantoo ou Oi Pontos. O crescimento de buscas foi de 68% se comparado a 2016. Buscas pelo relacionamento digital entre as telecoms e os consumidores, por exemplo, o “Minha Net”, “Minha Oi”, “Meu TIM”, “Meu Vivo” e “Minha Claro”, também tiveram crescimento constante no ano passado – 50% superior.

Destaques das marcas

  • Em 2017, a Vivo foi a marca mais buscada na indústria como um todo, com destaque para “Vivo Fibra”, com alta de 50% no volume de buscas, e “Planos Família”, com crescimento de 171% na procura.
  • Já a NET foi a marca mais buscada no segmento residencial, especialmente na categoria Vídeo on Demand, com “Net Now” crescendo 50% no share de buscas em 2017. “Combo” foi a categoria mais associada à NET, com 62% das procuras.
  • A Claro foi a marca com maior aumento de buscas no segundo semestre de 2017. Na categoria de planos pré-pagos, ela foi a operadora que teve o maior aumento no volume de procuras, 36% no ano passado. Os serviços “Claro Música” e “Claro Vídeo” são os segundo e terceiro termos que mais cresceram no segmento móvel.
  • A marca com maior crescimento de interesse do primeiro semestre no segmento residencial foi a Oi, com destaque para Customer Care: Minha Oi e Técnico Virtual figuraram entre os termos de buscas que mais cresceram em 2017. A recarga da Oi foi a que mais teve aumento nas buscas no ano passado, de 49% no volume.
  • A TIM foi a marca que mais cresceu no segmento móvel em 2017: Tim Black foi o principal tópico de interesse da marca, aumentando o volume de buscas na categoria pós da TIM em 156%. Nos planos na modalidade “controle”, a TIM foi a marca que mais cresceu nas procuras – 115% em 2017.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.