Google faz parceria para combater “fake news” em resultados de buscas

1 min de leitura
Imagem de: Google faz parceria para combater “fake news” em resultados de buscas
Imagem: toberrando

Google anunciou hoje (26) uma nova parceria que deve ajudar a combater a disseminação de notícias falsas ou “fake news” nos resultados de buscas do Google Search. A empresa estará trabalhando com a International Fact-Checking Network (IFCN) para remover dos resultados toda e qualquer notícia que publicar dados errados ou falsificados.

O poder de rapidamente distinguir o que é verdade do que é falso na web é cada vez mais importante

“Com tanta informação disponível o tempo todo e em qualquer tipo de dispositivo, o poder de rapidamente distinguir o que é verdade do que é falso na web é cada vez mais importante”, disse a Google em uma publicação oficial em seu blog. Com isso, a Google começará a mostrar resultados de buscas com notícias verificadas sobre os princípios da IFCN a fim de desmentir rumores que as pessoas possam encontrar no buscador quando pesquisam alguma coisa relacionada.

No exemplo que você confere, uma pessoa digita no buscador: “o furacão irma é de categoria 6?”. O primeiro resultado traz uma notícia com fatos verificados desmentindo rumores e uma resposta direta logo abaixo explicando que organização noticiosa verificou aquilo como verdadeiro ou falso e qual é o veredicto. No caso, a CBS informou que “não existe furacões de categoria 6”.

google

Junto com a IFCN, a Google ajudará a aumentar o número de jornalistas trabalhando exclusivamente na checagem de informações e rumores da web. A empresa também ajudará a expandir os princípios da checagem de informações ao traduzir o guia de conduta para essa prática feito pela IFCN para mais línguas e ainda fornecerá ferramentas de software gratuitamente para as pessoas que trabalham nesse ramo identificarem com mais agilidade informações equivocadas.

A checagem de informações ficou especialmente importante depois de grandes eleições presenciais pelo mundo, incluindo os últimos pleitos em países como Brasil, EUA e Alemanha. Por aqui, uma organização chamada Aos Fatos inclusive está trabalhando em parceria com a IFCN e seus resultados devem aparecer nas buscas do Google para checar dados duvidosos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.