Confira 13 dicas para fazer buscas no Google como um profissional

2 min de leitura
Imagem de: Confira 13 dicas para fazer buscas no Google como um profissional

O Google é, sem dúvidas, um dos melhores e mais utilizados buscadores em toda a web. A sua vantagem perante aos seus concorrentes é a eficácia em mostrar resultados, que podem ser explorados ainda mais com a ajuda de alguns truques.

Saiba como personalizar ainda mais a sua busca para obter melhores resultados!

1- Personalizando a URL

Ao acessar o Google, você já deve ter percebido que a URL é personalizada de acordo com o país onde ele está sendo acessado. Por exemplo, no Brasil é .com.br e nos Estados Unidos, .com.

Para buscar informações internacionais, utilize a extensão de cada país. No Reino Unido, seria .co.uk; na Itália, .it, entre outros.

Também é possível conferir resultados de outros países usando o seguinte truque: digite logo após o termo a ser buscado a palavra “location:” e depois o nome do país. Exemplo: “iphone location:itália”.

2- Aproveitando as sugestões do Google

Quando estamos digitando termos de busca na caixa de pesquisa, o Google sugere algumas frases. Essas sugestões acontecem com o intuito de ajudar o usuário a encontrar o que ele está procurando e, de fato, são efetivas.

Então, faça bom uso das sugestões!

3- Usando aspas

O uso de aspas nos termos de buscas faz com que os resultados sejam mais específicos.

As aspas podem ser utilizadas em frases inteiras ou apenas em algumas palavras.

4- Busca por principais resultados em sites específicos

Para conferir os principais resultados de uma página, basta digitar “site:” e o endereço sem o “http”. Exemplo: site:tecmundo.com.br.

5- Busca por um determinado resultado em sites específicos

Caso precise fazer uma busca dentro de um site, não é preciso usar o buscador dele. No Google, digite "site:", o endereço sem o "http" e o termo a ser pesquisado. Exemplo: site:tecmundo.com.br iphone.

6- Excluir determinados termos

Se na hora de fazer uma busca você já sabe que alguns termos desnecessários também serão pesquisados, saiba que existe uma maneira de excluí-los.

Digite o termo e, ao lado, o sinal de menos (-) seguido da palavra que não deseja que seja buscada. Exemplo: android oreo -atualização.

7- Usando como dicionário

Para descobrir o significado de uma palavra sem precisar procurar entre os resultados, digite “define:” seguido da palavra.

8- Busca apenas por imagens

Para conferir os resultados de buscas de imagens no topo, digite "imagens:" e o termo.

9- Busca por sites relacionados

Se precisar procurar por um site alternativo ao que já usa frequentemente, digite na barra de buscas "related:" e o endereço da página. Exemplo: related:tecmundo.com.br.

10- Fazendo contas

A sua página do Google pode servir de calculadora. Para isso, basta digitar a sua conta na barra de buscas e apertar "Enter".

Também é possível digitar apenas “calculadora” para abrir o recurso.

11- Conferir a previsão do tempo

Para conferir como vai ficar o clima em uma determinada região sem precisar acessar o site, digite “previsão do tempo” acompanhado da cidade.

12- Conversões

Precisa converter moedas? Unidades de medida? Basta digitar o que você quer diretamente na barra de buscas.

13- Nascer e pôr do sol

Para saber quando o sol vai nascer ou se pôr na sua cidade, digite “nascer do sol” ou “pôr do sol” seguido da cidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.