Great 78 Project: mais de 50 mil vinis digitalizados são disponibilizados

1 min de leitura
Imagem de: Great 78 Project: mais de 50 mil vinis digitalizados são disponibilizados

A Internet Archive tem um projeto chamado Great 78 Project, que acaba de disponibilizar as versões digitalizadas de mais de 50 mil discos e cilindros de 78 rpm que estavam preservados no ARChive of Contemporary Music (ARC) de Nova York.

No total, são 200 mil unidades com gravações físicas, a maior parte sendo da década de 50 ou anteriores. Ao contrário dos vinis de resina da atualidade, as gravações da época eram feitas com um material conhecido como goma-laca – que é muito frágil e exige muito cuidado na manipulação.

Entre os materiais que já foram digitalizados e disponibilizados, estão discos de blues, bluesgrass, yodeling e até mesmo gravações de músicas com Novachord, de 1941.

O processo de digitalização é complicado, já que tipos diferentes de agulhas podem afetar a forma como os sons gravados são reproduzidos e a velocidade das gravações não foi padronizado até o fim da década de 20. Isso significa que não se sabe ao certo, em alguns casos, qual é a velocidade certa para tocar os discos.

Na base de dados do projeto, você pode procurar por criador, por digitalizador, ano de gravação e outras variáveis. Durante a reprodução, você pode verificar versões alternativas da mesma música, gravadas com agulhas diferentes.

Para ficar por dentro de cada uma das gravações, existe um perfil do projeto no Twitter que lança um tweet a cada 10 minutos com um vinil digitalizado pelo projeto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.